A ideia do  Web Security Forum surgiu depois de um bate-papo com o organizador do H2HC, Rodrigo Rubira Branco, de como é difícil organizar um evento de segurança, com um bom nível técnico no Brasil. O H2HC que eu me lembre foi o primeiro, depois veio o You sh0t the Sheriff, ambos são excelentes, mas tínhamos somente dois eventos anuais de segurança da informação voltados ao público Hacker no Brasil, nossos profissionais são muito competentes e possuem sede de conhecimento.

O nome, Web Security Forum, é devido a praticamente tudo estar ligado a Internet, celulares, televisores, empresas, produtos e pessoas. Ter uma página, avatar, facebook ou twitter é uma necessidade do ser humano moderno, cibernético.

Aumentou a facilidade quanto o acesso a informação, mas também aumentou a criminalidade virtual, ser um hacker ou um cracker é tão simples que até a minha avó pode ser tornar uma criminosa virtual, há vídeos e tutoriais no youtube, tudo bem indexado e de fácil tradução graças ao Google, mas e as ideias, a criatividade em criar novas ferramentas, descobrir novas vulnerabilidades, isso mudou ?

Eu acredito que possamos descobrir isso em um evento onde pessoas possam apresentar seus trabalhos, suas ideias e debater sobre elas, sem ter medo de perguntar: será que isso dará certo ? será que essa vulnerabilidade pode ser explorada ? e o resultado final ?

Outro ponto que eu quero é desmistificar é que o Hacker ou o Cracker não são seres supremos ou de outras dimensões, capazes de romper ou quebrar o impossível. Eles são como você e eu, simplesmente tiveram uma ideia, colocaram em prática e tiveram bons resultados, somos todos capazes, mas quebrar um sistema tem um preço, mas qual preço ? você sabe qual lei poderá ser utilizada para prender um Hacker ou Cracker devido um delito ? Advogados existem para isso, e hoje temos advogados especializados em direito digital, que passam horas em tribunais defendendo empresas ou pessoas de delitos cometidos por qualquer um que tenha tido uma ideia e a posto em prática.

O mercado está a procura de jovens profissionais, promissores e bem preparados para os novos e velhos desafios da segurança da informação, mas os jovens sabem que desafios são esses, sabem o que as empresas estão procurando ?

O Web Security Forum está aberto para troca de ideias, debates, apresentação de novas tecnologias, por isso estamos trazendo profissionais das diversas ramificações da segurança da informação, pesquisadores, Hackers, Crackers, Peritos Forenses, Advogados, Analistas de Segurança, empresas e estudantes.

Tragam suas ideias, suas apresentações. Vejam debater conosco, você ainda poderá levar um curso ou super brinde para casa. 🙂