Escrevendo alguns artigos do coruja de ti, eu dei conta o quanto utilizo o wikipedia para pesquisas, é incrível a quantidade de informações e gráficos sobre um determinado assunto e isso tudo sendo atualizando constantemente, de qualquer lugar do mundo. É claro que essa liberdade todo do wikipedia tem um preço, o preço da pichação, o que os administradores e organizadores dos artigos do wikipedia conseguem controlar até então.

É inegável a necessidade do munto ter uma enciclopédia virtual, onde qualquer tipo de informação esteja disponível a poucos cliques. Devido a importância desta ferramenta, eu comecei a fazer doações a fundação, Wikimedia foundation, para que eles continuem com esse excelente trabalho. Vejam que o Wikipedia é o quinto site mais acessado em todo mundo, os ondes outros são mantidos por milhares de dólares todos os anos, dai a necessidade de ajudarmos a mantermos uma das áreas mais democráticas de todo a Internet.

Fuçando um pouco pela Internet, eu acabei encontrando o texto abaixo que explica muito bem o que é o Wikipedia:

  1. A Wikipédia surgiu formalmente em 15 de Janeiro de 2001, tendo como um dos fundadores principais Jimmy Wales. Inicialmente, o projeto recebeu o nome de “Nupedia” sendo este substituído mais tarde pelo atual nome. O objetivo do projeto Nupedia sempre foi informar uma grande quantidade de pessoas com artigos criados através da colaboração destas da forma mais acessível possível, ou seja, através da internet. Inicialmente, o projeto contava com a participação de um número muito pequeno de pessoas.
  2. Importância do Google. Google é o site de buscas mais acessado pela população mundial em busca de novas informações e foi através deste site de buscas que a Wikipédia cresceu notavelmente nos últimos anos, sendo inclusive um dos cinco sites mais acessados no mundo todo. Com a ferramenta de “buscar” no Google, os artigos da Wikipédia eram exibidos logo na primeira página dos resultados da pesquisa feita e através desta propaganda o projeto ganhou credibilidade popular.
  3. Expansão internacional. Inicialmente com uma única página acessível em inglês, a medida que o projeto tornou-se popular, a Wikipédia começou a expandir-se internacionalmente, e logo novos sites com língua estrangeira foram criados, como a Wikipédia Francesa, criada em 23 de Março de 2001. Em Maio de 2001, novos sites foram criados, desta vez em línguas como chinês, holandês, italiano, português, hebreu, japonês, castelhano, esperanto, russo e sueco. Logo mais houve a criação dos sites em árabe e húngaro, tornando-se uma verdadeira enciclopédia livre multilíngue.
  4. Doações. Embora seja uma enciclopédia visualizada por pessoas do mundo inteiro em várias línguas estrangeiras, o diferencial da Wikipédia para as demais enciclopédias é que esta é de acesso rápido, prático e gratuito. Todo o conhecimento disponível nesta pode ser acessado por qualquer pessoa, independente do seu país de origem ou de sua classe social. Porém, para se manter viva, a Wikipédia conta com a doação de pessoas do mundo todo, e segundo o próprio site, este dinheiro é investido em pesquisa e na manutenção da própria página, já que conta com aproximadamente 30 trabalhadores para fazê-la.
  5. Projetos irmãos. A Wikimedia Foundation, organização beneficente que incentiva a produção e distribuição de conteúdo livre e multilíngue ao povo, possui além da Wikipédia alguns projetos irmãos desta, como o “Wikinotícias” um site disponibilizado também na língua portuguesa que é atualizado diariamente com notícias do mundo todo através dos próprios leitores, assim como a Wikipédia. Além deste, outros projetos irmãos estão disponibilizados ao público, entre eles: Wikcionário, Wikiquote, Wikilivros e Wikispecies, expandindo o conhecimento de forma gratuita ao redor do mundo.
  6. Atualmente, a Wikipédia é com toda a certeza o site mais visitado pela população em busca de informações, sejam elas simples ou complexas, desde o significado de uma palavra até a história da Segunda Guerra Mundial. Com milhares de novos artigos diariamente, o site conta com ajuda de trabalhadores e voluntários a fim de filtrar as informações nele contidas e evitar artigos repetidos, tornando-se assim um site confiável e com grande aceitação mundial.

Excelente texto da Merciély Carvalho de Oliveira