Há 2 meses, eu comecei um projeto com um grande amigo para um novo serviço WEB que precisava, de nada mais nada menos, 200 servidores em Cluster e juntos eles conseguiam suportar 2TB de memória ram.

O projeto, a contratação do serviço EC2 da Amazon e a configuração demoraram 1 mês e meio. Tive que aguardar um tempinho até a Amazon autorizar a cobrança no cartão de crédito.  Tudo ok, partimos para instalação e configuração do ambiente.

O sistema operacional escolhido foi o Ubuntu, depois instalamos os webservers – Nginx. Configuramos o Memcached, para o banco de dados nós utilizamos MySQL, o JBoss como servidor aplicacional java e por fim, a instalação da aplicação.

Mais algumas horas para a realização de ajustes de parâmetros de memória no Nginx, Memcached, MySQL e JBoss. Tudo certo para colocar em produção. Porém, tivemos um pequeno problema: A Amazon ficou fora do ar. 🙂

Ficamos mais de 42 horas tentando acesso ao ambiente, mas nada. Na quarta-feira a Amazon havia dito que tudo tinha voltado ao normal, mas eu não conseguia acessar o ambiente. Estranho, o acesso SSH não funcionava, as chaves de criptografia tiveram que ser geradas novamente.

Chaves geradas, vamos ao acesso e rodar os testes. Mas um outro problema apareceu, boa parte das máquinas virtuais não existiam mais e para piorar, algumas máquinas tinham sido recriadas do zero, quer dizer que perderam todos os parâmetros que havíamos feito.

O problema disso tudo é que a Amazon cobra pelo período que os servidores estão no ar e até agora eu não recebi nenhum informativo de ressarcimento de valores devido aos problemas em sua rede.

Tomamos bonito…. 🙁

Compartilhar:

Este post tem 2 comentários

  1. Caramba … eu estou estudando migrar um ambiente corporativo para o amazon …

    Mas agora … já estou pensando em desistir.

  2. Bom saber que isso pode acontecer na Amazon, você tem alguma dica ou um link para indicar de como fazer um cluster no ubuntu com nginx? Valeu

Deixe uma resposta

Fechar Menu