Quem acompanha o blog sabe que eu sou um assíduo leitor de livros técnicos, possuo centenas de títulos/publicações e me orgulho de ter algumas edições clássicas como do Unix Administration. Como muitos, eu comecei comprando livros em sebos e depois que eu consegui uma graninha a mais, passei a comprar em livrarias. Claro que graças ao plano REAL, eu pudi comprar muitos livros com o velho conhecido parcelamento e por quê eu digo isso: Livro de TI é muito caro.

Eu já perdi as contas de quanto eu já gastei na compra de livros já que assumo que livro é um investimento e que ele trará algo inestimável para mim, conhecimento, porém, eu acho um absurdo ter que pagar 4x o valor de um livro técnico em inglês aqui no Brasil e vejam que a culpa não é das livrarias. Elas são taxadas como empresa todas vez que solicitam uma importação, mesmo que seja de livros e revistas, mais um dos grandes absurdos de nosso país.

Aos 16 para os 17 anos eu tive acesso a uma coisa que mudou a minha vida: Meu cartão de crédito internacional e vocês sabem o primeiro site que eu acessei para fazer umas comprinhas ???? Amazon. Desde então, eu não compro mais livros em inglês no Brasil, mesmo que eu tenha que pagar o frete mais caro, sempre vale a pena importar.

Mas Amazon não é perfeita, primeiro porque quando você compra mais de 10 itens de uma só vez, ela sempre atrasa o envio. Acredito que isso seja por causa dos seus centros de distribuição que são bem espalhados pelos EUA e que não possuem todos os títulos reunidos em um só lugar.

O segundo problema e ai a culpa é do nosso sistema de Correios e Telégrafos, além é claro da Alfândega, é quanto ao envio dos seus itens por um frete que seja maior que 30 dias. Eu já deixei de receber, e foi mais de 3 vezes, diversos livros e comics books.

Mesmo assim, eu continuo compra pela Amazon, mas pagando o frete para entrega de 2-6 dias. Sei que é caro, mas isso é a minha garantia de acompanhamento e entrega daquilo que é uma das coisas mais preciosas para mim, meus livros.

Compartilhar:

Este post tem 8 comentários

  1. Eu falo e leio inglês fluentimente mas gostaria de ver mais livros em português.
    O grande problema mesmo é a alfândega brasileira, infelismente os serviços de postagem do exterior só garatem a chegada ao Brasil, até a alfândega. Alguem já mandou encomendas para os EUA? Eu já e digo que poderiamos copiar o gerenciamento do serviço de alfândega deles.

  2. Gustavo, comprar os ebooks não seria mais fácil?
    ai não existiria o enorme preço do frete e a demora!

    ou existe algum problema na sua opinião em relação aos ebooks?

  3. sou das antigas.. gosto de folhear livros.. o cheiro do papel e a vontade de passar as páginas..

  4. Eu também…
    Mas há quem pregue que o fim do livro de papel está próximo 🙁
    e se isso acontecer mesmo só nos restará recorrer aos ebooks

  5. Azir, eu já acho diferente, mesmo com opções de e-books (lícito ou não) acredito que os impressos não chegarão ao fim.

  6. Também acho que não, mesmo eu sendo o único “leitor de livros” da minha classe escolar, nunca deixarei de ler, tem gente que acha que é desperdício de tempo, um dia fiquei indignado porque a menina falou que não ia ganhar nada estudando matemática, tenso, já sobre os autos preços ainda não posso comentar, os livros de “informática” que leio hoje são emprestados e todos são teoricamente grandes, não terminei nenhum kk, valeu Gustavo.(eu que não caso com uma menina que acha que matemática é inútil =p)

  7. Concordo com o Maycon Santos deveria ter mais livro traduzidos para o pt pois eu mesmo sou iniciante na área de Ti e com apenas 1 ano de faculdade percebe que os melhores livros estão em Inglês. E mais uma coisa livro no Brasil é muito caro mesmo principalmente da área de TI.

  8. Bom, eu comprei um livro na amazon dia 14 de julho e até hoje não chegou. Dia 20 de julho comprei um kindle e já chegou. Agora com e-book fica muito mais facil pq a baixo os livros que eu comprar na hora.

Deixe uma resposta

Fechar Menu