A onda está virando espuma, hackerspaces pelo Brasil estão fechando.

Tags: , ,

Poucas horas após a publicação do post Garoa Hacker Clube passando por problemas ?,  eu me senti como Reinaldo Azevedo no meio de um debate entre PT e PSDB.

Gente, sem o menor  pingo de capacidade analítica, e muito menos interpretativa,  afirmava que eu estava falando merda.  Que o Garoa, assim como diversos outros hackerspaces espalhados pelo país, estavam muito bem obrigado.

Centenas de contribuidores, doadores e pessoas que estavam fazendo a cena hacker do país acontecer.

Eis que hoje, com muita tristeza, li o seguinte post do amigo Anchises – [Cyber Cultura] Quando o espírito de Comunidade falha .

Anchises relata a sua tristeza e insatisfação, por informar que 2 importantes hackerspaces brasileiros enceram as suas atividades por não possuírem participantes, e muito menos dinheiro, para se sustentarem. Ele também deixa clara a sua preocupação com o Garoa, pois este só recebe visitas com um bom número de interessados 1 vez por semana. Às quintas-feiras, para ser mais exato.

Abaixo, vcs poderão ler o conjunto de perguntas que Anchises fez para tentar esclarecer o que vem acontecendo com estes espaços de criação e inovação hacker:

  • Como é possível um hackerspace em São José dos Campos, um dos principais pólos tecnológicos do país, não ter pessoas o suficiente para manter um hackerspace !?
  • Como é possível um hackerspace em Campinas, uma das maiores cidades de São Paulo, cercada por faculdades e empresas de tecnologia, viver as moscas?
  • Como é possível o hackerspace de São Paulo, a maior cidade do Brasil, ficar vazio 6 dias por semana? (isto é, o Garoa só fica cheio de gente as 5as-feiras, nos demais dias da semana geralmente recebemos em torno de 5 pessoas, ou até menos)

Será que falhamos como comunidade? Será que existe mesmo um espírito de comunidade? Estamos prontos para cooperar e participar de atividades comunitárias?

Anchises, atrevo-me a responder as perguntas listadas por vc.

  • Como é possível um hackerspace em São José dos Campos, um dos principais pólos tecnológicos do país, não ter pessoas o suficiente para manter um hackerspace !?
  • Falta de interesse e divulgação. Falta de atividades que fizessem o publico da região se interessar em participar, em conhecer e em contribuir. O ITA fica na região. Alguém tentou uma parceria ?
  • Como é possível um hackerspace em Campinas, uma das maiores cidades de São Paulo, cercada por faculdades e empresas de tecnologia, viver as moscas?
  • – Falta de interesse e divulgação. Falta de atividades que fizessem o publico da região se interessar em participar, em conhecer e em contribuir. A Unicamp fica na região. Alguém tentou uma parceria ?
  • Como é possível o hackerspace de São Paulo, a maior cidade do Brasil, ficar vazio 6 dias por semana? (isto é, o Garoa só fica cheio de gente as 5as-feiras, nos demais dias da semana geralmente recebemos em torno de 5 pessoas, ou até menos)
  • – Falta de interesse e divulgação. Falta de atividades que fizessem o publico da região se interessar em participar, em conhecer e em contribuir. A USP e tantas outras universidades, sejam elas públicas ou privadas, ficam na região. Alguém tentou uma parceria ?

Será que falhamos como comunidade? Será que existe mesmo um espírito de comunidade? Estamos prontos para cooperar e participar de atividades comunitárias?

Sim, infelizmente vcs falharam e caso continuem assim, sem iniciativas, sem uma análise sobre o que o público da região deseja quando o assunto é hacker, além de realizar parcerias, o Garoa também estará fadado ao encerramento de suas atividades.

Desejas colocar a culpa em alguém pelo que vem ocorrendo com estes espaços ? Eu ajudo.

Todos aqueles que me criticaram e não fizeram porra nenhuma para fazer o Garoa ou qualquer outro hackerspace crescer, melhorar e tentar um aumento quanto ao número de participantes ou a realização de parcerias, encabeçam esta lista de responsáveis pelo fracasso.

Muitos dos membros e dos fundadores dos conselhos destes hackerspaces são retrógrados, não respeitam um estado democrático e muito menos entendem de finanças. Criaram ali um pequeno fedeu, um lugar onde ele pode dizer que foi responsável pelo sua fundação, pelas suas regras e por escolher os seus participantes. Depois, decidem aqueles que podem ser elogiados, e algumas vezes, venerados. Exemplo como que ocorre junto ao Richard Stallman em alguns hackerspaces.

Mas esperem. Todas as características listadas acima não remetem a razão social de uma igreja ?

A diferença do hackerspace para igreja é que ele precisa pagar impostos. e o público dele, além de ser menor, pensa da seguinte forma – não vou para lá para louvar alguém ou alguma coisa, eu simplesmente desejo ver algo novo, Me juntar a pessoas que desejam o mesmo que eu, progredir.

Pena, viu..

Anchises, força e fico triste por eu estar certo..

VEJA TAMBÉM

A constante instabilidade da @KingHost Migrei para o provedor KingHost há 6 meses, por dois motivos: Custo x Benefício quanto ao serviço prestado - uma quantidade maior de espaço em disco e de features. Uma infra capaz de suportar ma...
Quando um funcionário pode fu… com a sua empresa. Sony, Módulo e tantas outras empresas em todo mundo sabe como é ter problemas devido a má conduta de um funcionário ou desgosto dele pelo seu último empregador. A Sony passou por sérios problemas e...
Empresas de TI buscam ‘escravos qualificados’, reclama sindicato Não achem estranho isso que irei dizer, mas o presidente do SindPD, Antônio Neto, foi muito, mais muito sensato em suas afirmações. Leiam... Uma pesquisa do Instituto Sem Fronteiras (ISF) divulgada n...
COMPARTILHE ESTE ARTIGO

COMENTÁRIOS

3 comentários em “A onda está virando espuma, hackerspaces pelo Brasil estão fechando.

  1. Renne Rocha

    Parabéns! Obrigado pelas sugestões para ajudar os hackerspaces! Falta interesse e divulgação!!! Caramba! Em 3 anos no LHC nós nunca haviamos percebido isso.

    Na próxima reunião vou colocar na pauta que precisamos aumentar o interesse e a divulgação. Finalmente alguém encontrou a solução para nossos problemas.

  2. Gustavo Lima

    São comentários como estes que remetem a necessidade de mudar, posts como estes, para simples representações geométricas, que têm como objetivo facilitar a compreensão do todo, como exemplo o que vc fala / 0 = porra nenhuma.. Já há outros comentários que atestam a necessidade do ser humano em saber q: sim, vc fez merda, e o insucesso do seu trabalho, da sua vida ou do seu negócio é culpa sua 2 – aprenda com isso e não seja burro o suficiente para repetir o mesmo erro, pois caso o faça, Darwin se retorcerá e, seu túmulo, gritando – pqp, e eu dizendo que a raça humana era a única que se adaptava mais rápida que as outras..

  3. Aeria Axiachloro

    Olá Gustavo Lima e representantes de hackerspaces,

    Lima, seu artigo me provocou algum incômodo justamente por considerar também que os hackerspaces são lugares excelentes, que não deveriam ser perdidos pelos problemas descritos em seu post.

    Então, particularmente, queria tentar ajudar na “reversão de espuma para onda” apresentando a Conexão Cyberia à todos. Queria convidá-los a conhecer nosso espaço na Deep Web e lá encontrar amigos e apoio em meio a essa baixa, que faremos ser passageira. Acredito que o nosso pessoal deveria conhecer e participar de algum hackerspace – inclusive alguns deles reclamam quando em sua região não há um!

    O apoio de que falo se dá pelo fato de nosso público ser bem misto e atualmente quase todos os dias pelo menos um user novo se registra (somos relativamente novos e considero isso um bom movimento). Cada user traz consigo esse anseio comunitário. Eles querem agir, aprender, comunicar idéias, hackear e pertencer à um local familiar à tudo isso.

    Assim, queria dar início em alguma interação entre os hackerspaces e nossa família virtual da Conexão Cyberia Café e Clube x3. Inclusive já convidei nossa família nesse post: http://fhynv2xw7wbtfj3u.onion/forum/viewtopic.php?f=5&t=376.

    Espero que possamos ajudar!

    https://conexa0cyberia.wordpress.com/
    http://fhynv2xw7wbtfj3u.onion/

    Atenciosamente,
    Aeria Axiachloro

DEIXAR UM COMENTÁRIO

MENU