Avatar é o maior sucesso de bilheteria de todos os tempos, superando até o Titanic. Ambos os filmes foram feitos pelo James Cameron, mas quando colocamos como diretor de um filme o James Cameron, um sucesso de bilheteria de todos os tempos dura 10 anos, já que esse foi o período de lançamento entre Avatar e Titanic. James Cameron revolucionou o mercado de cinema e de TI trazendo a tona a tecnologia 3D de uma forma que ninguém nunca tinha visto. Até o grande George Lucas, criador da saga Star Wars, pensa em transformar os seus filmes para a tecnologia 3D ou até mesmo lançar novos filmes nessa tecnologia.

James Cameron lançou um desafio a empresa Pace Technologies para a criação de uma câmera que gravasse simultaneamente cenas 2D e 3D e que fosse leve e silenciosa. Esse projeto sozinho consumiu US$ 12 milhões.

Monitor Virtual

Ele, James Cameron, tinha um monitor com a capacidade de visualizar a versão final já editada do filme, ao mesmo tempo que o ator estava utilizando o fundo verde de gravação, o time de pós-produção com os seus supercomputadores (que utilizavam processadores 6-core AMD) editavam a imagem e passavam para o diretor, neste caso, James Camerom ver como ficou a imagem que seria vista pelo mundo todo, reduzindo assim em meses a pós-produção do filme. Dê uma olhada na foto ao lado.

O sistema operacional utilizado nos computadores do Avatar foi o Ubuntu, sistema operacional open source que teve o seu kernel alterado para prover o máximo de performance, atendendo as necessidades do seu diretor.

O espaço de armazenamento do filme completo em 3D é equivalente a 125 mil DVD`s ou 1 petabyte (1 petabyte = 1024 terabyte, 1 mil hd`s do mercadolivre). O mercado do cinema começou a analisar toda a tecnologia de áudio, vídeo e efeitos especiais que o filme Avatar criou. Não se esqueçam que Matrix trouxe uma série de efeitos e tecnologias que o mercado do cinema usa até hoje, e já se passou mais de 10 anos desde sua exibição.

Empresas como AMD, Canonical, Microsoft entre outras, tiveram uma parcela significativa nessa grande produção e receberam o benefício de desenvolver uma série de tecnologias e recursos para produzir um filme que ficará na memória de milhares de espectadores por vários anos.

Vamos esperar o que a tecnologia nos trará de novidades. Esse ano várias empresas especializadas em televisores oferecerão a TV 3D, a Sony por exemplo, já deseja ofertar ao mercado brasileiro esse tipo de produto ainda esse ano.

Eu particularmente quero jogar God Of War III em 3D.

fontes: Revista Isto é Dinheiro, google.com, wikipedia.org

Compartilhar:

Deixe uma resposta

Fechar Menu