A virtualização no ambiente de trabalho. Eu não vivo sem.

Tags: , , , ,

Desde que a VMware lançou o VMware fusion, solução de virtualização para usuários Mac, o meu mundo ficou focado em Apple. Todo o dinheiro que eu já investi em upgrade de hardware foi para melhorar o meu mac book pro.

Coloquei 8GB de RAM, um HD híbrido de 500GB (SSD + 7200RPM) tornando-o 4x mais rápido que um simples HD que funcione a 7200 RPM, e por último, eu adquiri uma baia/adaptador para trocar o meu super-drive por um hd. Ele ainda não chegou, mas o HD que substituirá o super-drive já está pronto.

Eu utilizo esse pequeno “foguete” para montar os meus ambientes virtuais com máquinas Linux e Windows. Diversas ferramentas de gerenciamento e suporte da empresa para qual eu trabalho só rodam em ambiente Windows, infelizmente, e por isso eu sempre tenho um vm “de pé” com windows.

O legal de você ter um notebook performática é a capacidade que você tem de criar uma série de ambientes virtuais para realização de testes de forma rápida, prática e segura. Você não precisa comprometer a segurança de seu note, é só criar uma máquina virtual e testar aquele programinha que saiu há pouco tempo, mas você não pode esquecer de alguns itens:

  • Aconselho e muito a utilização de dois hds em notebook para que você possa distribuir a leitura/escrita entre eles para suas máquinas virtuais. Isso faz toda a diferença na hora que você tem rodando 2 máquinas virtuais, ao mesmo tempo.
  • Não é porque que você tem uma máquina virtual rodando no seu ambiente que ela não precisa dos patches de segurança atualizados e tome cuidado principalmente quando você conectar a sua máquina virtual na rede da empresa.
  • Quanto mais processador e memória você alocar para sua máquina, mais lento ficará o seu ambiente como um tudo. Não abuse na quantidade de janelas do firefox ou programas rodando ao mesmo tempo.
  • Percebi que VPNs windows funcionam bem melhor quando a sua VM está trabalhado com NAT em vez de Bridge.
  • Sempre, mas sempre atualize o VMware Fusion. A última vez que eu fiz isso, ele melhorou e muito o suporte para o Windows 7.

E por fim, o que não pode faltar em um mac book pro utilizado para trabalhar com ti:

  • Office 2011 for Mac – a Microsoft acertou dessa vez
  • Vmware Fusion – atualizado
  • Imagem do Backtrack 4 e do BackTrack5
  • Hd Híbrido ou SSD – Tudo vai depender do seu poder aquisitivo
  • 8GB de RAM no mínimo
  • Qualquer versão do Windows, que não se já o Vista e com o Firewall e anti-vírus atualizados e funcionando.

VEJA TAMBÉM

VMware vSphere 4.1 funciona como Guest, vamos montar um lab ? Uma das novas funcionalidades do VMware vSphere 4.1 é que ele funciona como um sistema operacional Guest (convidado) em um ambiente virtual rodando o VMware Workstation, isso quer dizer que você pode ...
Sorteio de treinamento focado em segurança da eSecurity Mais um sorteio de treinamentos focados em segurança da eSecurity pelo coruja de ti. A eSecurity, empresa focada em treinamentos de segurança, disponibilizará um curso de Técnicas de Invasão – BlackH...
Sorteio do curso EaD – Fundamentos de Arquitetura e Programação, com Assembly e C Pois é pessoal, mais um sorteio bem bacana para aqueles que acompanham o blog. Hoje, trago para vc's o sorteio do Curso EaD - Fundamentos de Arquitetura e Programação, com Assembly e C, este ministrad...
COMPARTILHE ESTE ARTIGO

COMENTÁRIOS

18 comentários em “A virtualização no ambiente de trabalho. Eu não vivo sem.

  1. Azir

    eu utilizo Linux no meu notebook para rodar as máquinas virtuais e posso dizer que fica até melhor do que rodando em cima de um Windows da vida, ja que o Linux é mais leve e exige menos do sistema.
    Rodando em cima de um Mac deve ser interessante mesmo, mas ainda não tive a oportunidade de ver uma máquina virtual rodando em um Mac.

  2. Lucas Dias

    Gustavo, o que achas do Parallels???

    Não vou poder ficar com 8GB, mas um MacBook Pro de 13 com 4GB e HD de 320GB (SSD é $$$ demais pra mim, ainda) já dá pra fazer um belo estrago. Concorda?

  3. Emerson Santos

    Gustavo, e o que você indica para virtualização em Ambiente Linux ? uso o Windows no meu note somente por causa do Packet Tracer e GNS, sei que os dois ja possuem versões para Linux, porém não obtive um bom desempenho, então prefiro roda-los no Windows mesmo.
    Tenho o VirtualBox no meu Desktop, que roda ubuntu, porem o Ubuntu tem perdido muito pro VMWare.

  4. Alvaro

    Gustavo boa noite

    Eu tenho um ambiente de trabalho bem parecido com o seu (MAC + Office 2011 + VM Fusion com Windows, Freebsd e BackTrack).
    Por gentileza, uma curiosidade. Quanto foi o seu investimento para o upgrade de hardware (Memória + HD Híbrido)? Você mesmo fez o upgrade?

    Obrigado

  5. Lucas Dias

    E quanto tá custando o VMWare Fusion?
    No que você acha o VMware Fusion melhor que o Parallels? Assim que comprar o meu, vou testar e dizer minha opinião, mas gostaria de saber a sua.

    E pra quem está começando no mundo MacBook, A config acima não tá boa pra começar?

  6. Tiago

    Show. Até quanto vc consegue colocar de RAM num MAC? Estou tentando a comprar um, mas uso muito a virtualização. Daqui a pouco 8GB fica pouco ! =)

  7. Paulo (Infodias)

    Eu utilizo o vmware server 2 (versão gratuita da vmware), inclusive meu tcc de 2009 foi sobre consolidação de servidores com esta versão. Gostei da dica do hd hibrido deve aumentar bastante a velocidade, principalmente pois escrita em disco é uma tarefas mais lenta em ambientes virtualizados.
    Abraço

  8. Rodrigo

    Acaba que no fim das contas sempre prevalece mais oq vc sabe do que vc tem.

    Gastar uma quantia que vale 3 PCs em um Mac (com 8G de Memoria) para virtualizar PCs

    No meu caso eu tenho 3 PCs e uma VM de Mac, a diferença q os 3 PCs sao I7 com 16 G de Mem

    obs. fora as VM de servers rodando.. todos com objetivos de estudo e testes para futura implementação. SSD realmente transforma sua maquina em outra, mas o tamanho decente é preço é de outro processador.(para PC)

    É uma situação a se pensar, sua usabilidade e qual o retorno real

  9. Flávio

    “Aconselho e muito a utilização de dois hds em notebook para que você possa distribuir a leitura/escrita entre eles para suas máquinas virtuais” — Como se faz e isso em um notebook, tem algum programa especial Gustavo?? É em RAID?? Dá pra fazer no windows 7?

    Vou fazer o seu curso de virtualização, estou lendo todos os seus posts de virtualização, parabéns.

    Abraços

  10. Flávio

    Gustavo não se se leu a pergunta anterior, mas de antemão, quero prepara minha máquina para fazer seu curso de virtualização.

    Vou fazer novamente, caso tenha esquecido :-), quando você se refere nesse post — “Aconselho e muito a utilização de dois hds em notebook para que você possa distribuir a leitura/escrita entre eles para suas máquinas virtuais. Isso faz toda a diferença na hora que você tem rodando 2 máquinas virtuais, ao mesmo tempo”

    O que você usou para usar os 2 hd’s simultâneo no notebook?

    Valew

  11. Gustavo Lima

    Faz diferença na hora que vc deseja rodar várias máquinas virtuais ao mesmo tempo. Você terá problemas caso queira rodar as máquinas virtuais no mesmo HD que roda o seu sistema operacional.

  12. Flávio

    Vou fazer de novo, mas agora só ela 🙂

    O que você usou para usar os 2 hd’s simultâneo no notebook?

  13. Flávio

    O que você usou (software ou hardware) para usar os 2 hd’s simultâneo no notebook?

DEIXAR UM COMENTÁRIO

MENU