o vSphere é um dos poucos sistemas operacionais voltados a virtualização que possuem um feature muito interessante, adicionar memória e CPU a quente, que dizer que caso sejam necessários mais recursos para uma determinada VM/máquina virtual, você poderá adicionar estes recursos, memória e CPU sem precisar dar um restart ou desligar a VM.

Porém, existem dois pontos a serem verificados, o primeiro é que esta funcionalidade de adição HOT deverá ser habilitada no momento em que a VM estiver desligada ou no momento da sua criação, e o outro ponto é quanto a compatibilidade com os sistemas operacionais hospedados na VM, ditos como Guests.

Abaixo segue uma lista dos sistemas operacionais compatíveis ou não que o vSphere consegue adicionar a quente memória e CPU:

Outrossim, é que alguns sistemas operacionais compatíveis com essa feature precisam em alguns casos de restart para que eles reconheçam os novos recursos, memória e CPU disponíveis para serem utilizados. Nos testes realizados nos ambientes em que trabalho, isso foi percebido em ambientes Windows.

Mesmo assim, essa é uma das melhores features do vSphere, principalmente em casos de necessitar de mais recursos em um momento de pico.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

Fechar Menu