Vamos parar de blah, blah, blah quanto a adoção ou não de serviços providos by Cloud ? Falo isso porque leio todos os dias em revistas, jornais e listas de discussão o pessoal falando mal dos serviços prestados via Cloud sem saber, de fato, se eles funcionam ou não.
Fiz uma pequena lista sobre algumas verdade quanto a Cloud Computing:
- Cloud Computing funciona porque é um serviço que já existia no mercado com outro nome – on-demand- Ele só teve um upgrade. Passou a ser granular quanto a venda e cobrança de seus recursos. Culpa da virtualização. 🙂
- Não há nada 100% seguro, quanto mais quando adotamos uma solução que fica hospedada em um lugar chamado Internet.
- Os datacenters estão cada vez mais consolidados por causa dos seguintes objetivos:
- Redução de custos
- Virtualizaram quase tudo
- Ofertar serviços que possam receber a chancela by Cloud computing
- Cloud Computing e a virtualização são os responsáveis pelo movimento inverso ao outsourcing, o dito insourcing. Quando as empresas passam a não mais terceirizar a sua área de tecnologia. E isso tende a aumentar nos próximos anos.
- Cloud Computing só existe e cresce por causa da virtualização.
- Contratar Cloud Computing está na moda, vocês duvidam ?!
- Servidores hospedados em Cloud apresentam problemas e também podem ficar inacessíveis.
- Em boa parte dos casos, você ou a sua empresa precisam de uma boa conexão Internet, estou falando de links acima de 50 mb/s, para acessar os seus servers hospedados em Cloud.
- Cloud Computing pode deixar uma solução ou um projeto mais caro, o mesmo vale para qualquer projeto, porque sem planejamento, qualquer coisa pode dar errado.. 🙂
- Virtualização é a base do conhecimento que você precisa ter para trabalhar bem com Cloud Computing. Foque em VMware e Xen Server.
- Cloud Computing possui os mesmos 4 pilares que a virtualização – Rede, Processamento, Memória e Espaço em Disco.
- Sempre, eu digo, sempre leiam o contrato e o SLA da empresa que você contrará qualquer serviço de TI, principalmente by Cloud
- Não se esqueçam que até mesmo na nuvem você precisa de redundância e de backup.
P.S.: Eduardo Godinho fez uma importante colocação, que eu só falei de nuvens publicas. Hummm, verdade e confesso que já tenho um monte de coisa para falar dos outros 2 modelos mais utilizados – Privado e híbrido, mas em um outro post.
Gostei da maioria dos pontos, porém como o Eduardo Godinho deve ter pontuado, existe as nuvens privadas e híbridas, como é o caso da Amazon VPC, Rackspace e algumas outras que oferecem um bom trabalho neste quesito.
Trabalho com Cloud na Irlanda e crio as arquiteturas de nossos clientes (IaaS) e também outros serviços como Sugar On-demand (exatamente o que as pessoas esquecem que Cloud é somente um novo nome de Marketing).
Pontuou e muito bem que Cloud basea-se em Virtualização, e, diferentemente como todo mundo pensa que é movido a Xen, a Savvis, uma das maiores – se não a maior – no quesito de Cloud com VMware, possui bons resultados e o hardware, I/O, e outros pontos são extramamente melhores que outros. Porém falha e muito na ferramenta Web disponibilizada em Flash (ridiculo).
Na Irlanda e na Europa, não necessariamente acaba virando insourcing, mas contratam empresas como nós para que administremos e criemos projetos para usar tais plataformas que usam desde OpenStack, etc etc
Grande abraço e belo artigo, aguardo pelos demais
Ola, ótimos pontos… Na nossa empresa trabalhamos com Cloud desde 2007, simplesmente é maravilhoso… Principalmente com os custos de hardware… Pois o aproveitamento da show!