Gente, realmente nós vivemos em um circo. Vejam só essa notícia publicada pela Folha de São Paulo, Agência brasileira espionou funcionários estrangeiros.

Mas como assim ? Eles utilizaram algum kit de espionagem vindo no sucrilhos e a gente não ficou sabendo ?

Já sei, foi algum treinamento de locking picking feito no garoa hacker clube, e com isso, os agentes aprenderam a abrir cadeados papaiz, conseguindo assim, invadir os armários dos funcionários do Irã.

Só pode né… ?!

Não tem como levar uma notícia dessas a sério. Falo isso por causa da pífia situação salarial e operacional que os órgãos de segurança pública passam todos os dias.

Para piorar tudo isso, a nossa querida presidenta solicitou que o Serpro cuidasse, desenvolve-se, quer dizer, arrumasse a cagada, quanto a segurança dos e-mails do governo.

Ela, na verdade, pediu que funcionários que recebem nada mais que R$ 3.500,00 por mês cuidassem dos emails dos mais altos cargos do governo.

Caso alguma facção criminosa resolvesse ter acesso a estes dados, basta pagar um propina de, digamos, R$ 40.000,00. Falei alguma besteira ?

Para a história toda ficar mais bizarra, pode haver casos de funcionários que recebam o pagamento da propina em pó ou maconha. Mas isso é outra história, né…

Tudo hipotético hein..

Mas como eu resolveria este problema ?

Para começo de conversa, eu colocaria tudo nas mãos iniciativa privada e com auditoria, feita por terceiros.

O resto, só amanhã… tenho que dormir..

 

Compartilhar:

Este post tem 7 comentários

  1. Sou funcionário do SERPRO, um dos que recebem em torno de R$ 3.500,00 para manter sistemas do governo funcionando.
    Infelizmente Gustavo, só tenho a concordar, isto que vem acontecendo é puro lobby politico.
    https://www.serpro.gov.br/noticias/governo-determina-acoes-para-garantir-soberania-nacional

    O que vai acontecer:
    – vai aparecer montanhas de dinheiro para ser investido em soluções de segurança;
    – serão mal planejadas, mal investidas;
    – alguns grupos que fornecem uma solução de segurança XPTO para a funcionalidade Y do e-mail, vão ganhar muito dinheiro com isto;
    – não vai atender as expectativas dos usuários, em todos os termos: usabilidade, funcionalidade, escalabilidade, segurança e etc;
    – teremos soluções “pior” ou “mesma coisa”;
    – cidadão vai ganhar uma banana com isto;
    e o circo continuara o mesmo.

    Tá difícil ter esperança de um Brasil melhor.

  2. Obrigado por este artigo. Eu vejo que me assusta. Receio que o meu patrão espionando o que eu digo ao telefone. No escritório, ele disse que iria instalar o software … para saber o que eles dizem no telefone. Eu não sei se ele tem o direito de fazê-lo …

  3. Acho que vai ser terceirizado….. e tudo mais que o Mr F. falou…

    a respeito do “Programas” acho que seu patrão tem o direito de fazer isso sim, afinal você está utilizando recursos da empresa para trabalhar e não para assuntos pessoais. Em alguns casos as empresas dão um contrato para o funcionário assinar para ele ficar ciente do monitoramento, não só do telefone, mas e-mail e etc…

  4. O salario do Serpro n eh 5k inicial? Conheço gente q depois de 1 ano passou p uns 7k. A galera da Abin ganha uns 10k… A questão não tem nada a ver com a remuneração do pessoal, são as instituições que são tocadas só na politicagem e sem qualquer preocupaçao em serem eficientes e eficazes.

  5. só se mudou agora. Vc possui o edital para que possamos analisá-lo.

  6. Querem dar boas risadas com as vagas de T.I mais absurdas do mundo, então aí vai:
    http://tidiota.tumblr.com/

  7. Adorei o título em especial a parte do sucrilhos :v

Deixe uma resposta

Fechar Menu