Trabalhar em empresas de outsourcing que possuam grandes clientes e ambientes necessitam de planejamento e preparo do time para suporta-los. A documentação é um ponto essencial para a sua noite não se tornar o seu dia e os fins de semanas não serem passados trabalhando.

A padronização quanto a instalação, localização de arquivos e logs tem um resultado muito importante: Férias. Você pode tirar férias pois alguém que trabalha com você poderá suportar o ambiente sem fazer muitas perguntas, em poucas horas você passará uma série de detalhes e informações importantes, mas grande parte estará documentada.

Mas uma coisa que preso é a existência de ambiente de testes, ambientes esses que você pode instalar, configurar e judiar para saber se uma determinada configuração ou procedimento tem uma pequena chance de funcionar em produção. Me deparo em situações que o ambiente de produção também é ambiente de testes, com uma janela de implementação de nano segundos, e implemente errado para ver o que acontece.

Mesmo que você tenha que instalar uma máquina virtual em seu notebook do trabalho ou pessoal para simular um ambiente e testar uma nova configuração ou implementação, isso poderá lhe economizar uma boa quantidade de horas trabalhando que serão revertidas para passar fazendo o que você gosta, e não é trabalhando. 🙂

A virtualização e tecnologias providas por soluções em Cloud Computing estão ai para possibilitar esses ambientes de forma rápida e barata, aproveite, instale e configure. O mais interessante é a versatilidade e a capacidade de ter backups e só pagar pelo seu armazenamento caso você venha a utilizar os serviços da Amazon.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

Fechar Menu