AMD acaba de lançar ao mercado a série de processadores Opteron 6000, tendo duas famílias inicias de processadores, com 8-core e com 12-core – ambos para arquitetura x86.

Testes  apresentaram um ganho de 119% de performance além de 33% a mais de canais de memória por processador. Quero ver os testes comparando os processadores Intel com esses novos processadores.

Foto do processador AMD Opteron 6000

Os maiores fabricantes de hardware já anunciaram linhas de servidores utilizando este novo processador da AMD. Dell, Acer e HP.

A Intel já prometeu para o fim deste semestre o lançamento de sua linha de processadores com 8-core e 12-core.

Há 4 anos tínhamos processadores 2-core, já temos no mercado processadores 12-core, essa evolução é impressionante, mas os fabricantes de hardware estão investindo milhares de dólares quanto ao desenvolvimento de novas tecnologias e novos condutores, já que um limite físico está próximo.

Um dos maiores problemas de arquitetura de ambientes virtuais é quanto a quantidade de processadores que cada servidor físico irá possuir para suportar as máquinas virtuais. Administradores e arquitetos devem tomar cuidado quanto a compatibilidade de funcionalidades de produtos como o  VMware Fault Tolarence, neste post você encontra uma lista atual de compatibilidade entre processadores para essa funcionalidade.

A depreciação de servidores também um dos maiores problemas dentro de empresas que prestam serviços de Iaas (Infraestrutura como serviço) e datacenters, já que legalmente só podemos depreciar um servidor por um período máximo de 3 anos. Dai o problema de como precificar um serviço Iaas com um novo servidor.

fonte: datacenterknowledge

Compartilhar:

Este post tem 3 comentários

  1. a grande vedete do mercado é a competição e isto estimula por demais pesquisas em avanços e ajustes tecnologicos e está aberta a corrida paras os 16 nucleos

  2. Gostei muito da materia mas ate agora no mercado so vi disponivel processadores de ate 6x nucleos por parte da AMD. quando sera comercializado…. outro ponto importante os programas mao trabalham direito com 2 nucleos, compensa hoje comprar um PC com 8 ou mais nucleos ???????

    Essa e a grande duvida.

  3. Helio,

    É Por isso que o mercado é meio “lento” em disponibilizar tecnologias novas, principalmente na área de processamento.
    Quando os desenvolvedores explorarem mais os recursos core e 64bits pode ter certeza que haverá uma oferta muito maior de produtos desse nincho.

    Tenho um Dell inspiron 1428, 4 GB de ram, core 2 duo T6660 (o mais fraquinho) sobre um hardware todo intel. E olha, eu bem que tento sugar o maximo do hardware, rodando aplicações pesadas juntas com vms para testes e projetos de servidores e ainda fica difícil pegar todo processamento. Ter um hardware com 8 núcleos compensa só se for para uma média ou grande empresa, com serviços que demandam bom processamento ou se você trabalha com simuladores físicos.. (:-)

Deixe uma resposta

Fechar Menu