Estive em Luanda, Angola há 5 anos, faz mais de 10 anos que a guerra civil cessou por lá, mas você vê as marcas no rosto das pessoas, nas ruas e nos prédios. Luz, água e telefone ainda são artigos de luxo para boa parte da população que vive em Angola. Luanda é a capital e possui um centro mais desenvolvido, sede de diversas empresas como a Sonangol, maior empresa petrolífera africana (dizem que produz mais petróleo que a nossa Petrobras).

A relação de Angola, Brasil e Portugal pode ser definida da seguinte forma: Portugal é o pai, colonizador, mas com o tempo ficou velho e pobre, os outros países que compõem a união europeia olham de cara feia para Portugal, pois ele não é um grande produtor, exportador ou importador, uma economia mais fraca que países como Inglaterra, França, Dinamarca e Alemanha.

Angola é o filho mais novo, que há pouco tempo sai das asas do pai, mas ainda o respeita. O Brasil é o irmão mais velho, totalmente independente e ídolo de Angola, como todo irmão mais velho. E essa relação você percebe quando há uma pessoa de cada país em uma reunião, Angola e Brasil conversam sem problemas, irmãos, iguais, com os mesmos objetivos, serem vistos pelo mundo, já Portugal, sempre desejando ensinar algo aos seus dois filhos, mas ambos não dão mais ouvidos, pois o pai está descredito pelo mundo.

Angola por possuir recursos financeiros grandes provenientes do petróleo nestas últimas duas décadas, tem passado por uma evolução tecnológica muito grande, vários profissionais de todo mundo, principalmente Brasileiros, vão até Luanda para ministrarem cursos como TCP/IP, Segurança, Windows e Linux, neste último caso, o Adilson Bonan, amigo e escritor dos dois melhores livros para certificação LPI, em minha opinião esteve em Luanda para ministrar cursos Linux focando na certificação LPI utilizando os seus dois livros. Vejam pela foto abaixo:

Acredito que nos próximos anos ouviremos mais sobre as evoluções tecnológicas do continente africano e das pessoas que nele habitam.

Compartilhar:

Este post tem 8 comentários

  1. Uma pena um país inteiro, com milhões de pessoas com uma capacidade intelectual incrivel estar atrasado por conta de guerra civil e corrupção. Espero que o resto do mundo faça algo pra mudar isso, de qualquer forma, mesmo que seja a longo praso.

  2. Sou um dos sortudos que esta nesta fotografia, o do lado Direito do monitor.
    o Adilson esta a fazer um grande favor à comunidade em lansar estes livros…
    o cara tem um grande kernel a funcionar no cerebro

  3. Eu ao lado do magnifico Adilson Bonan, uma mente com muitos conhecimentos, nos sentimos muito gratos por essa oportunidade de estar com esta magnifica pessoa e aquirir muitos conhecimentos de TI.Linux o poder de escolha nas tuas mãos, seja livre use linux!

  4. O Inatel já deu uma consultoria em angola para a criação de um instituto do mesmo padrão por lá. Tem muito o que fazer por lá ainda.. Muito trabalho, o que é bom..

  5. Fico muito contente em ver a minha pátria a ser reconstruida…
    Sinonimo de desenvolvimento, estou a me capacitar para lá regressar…!
    Parabéns aos que lá contribuen para o bem da pátria amada!

  6. Grande Gustavo!

    Belo post sobre Angola. Um mercado promissor e em crescimento, ainda mais na área de treinamento.
    Quem sabe um outro post sobre a sua experiência lá?

    Um abraço!

  7. Mestre
    Gostei imenso de tudo. Falaram de ti e fiquei impressionado.
    Já fui treinado e é meu amigo pessoal, o cara e fantástico, humilde, simples e muito inteligente.
    Sempre que posso ou quando ele vem a gente bate um papo.
    Continue trabalhando para ser admirado.
    Um abraço

  8. Eu conheço o professor Adilson pessoalmente.
    Ele é uma pessoa linda de espirito, se preocupa em ensinar e ensinar muito bem. Isso ele faz bem ate demais.
    É humilde e super inteligente, nao é a toa q ele ja escreveu 6 livros na área de tecnologia.
    Ai se eu nao fosse casada….. rsrsrs
    Bricadeirinha…. mas to pensando seriamente em bkp. rsrrs
    Mas falano serio, os dois livros de Linux que ele escreveu sao os melhores livros que ja vi sobre o assunto. Recomendo a todo mundo.

Deixe uma resposta

Fechar Menu