Pedro Paulo Silveira, autor da aplicação para Android, Manual Hacker, solicitou várias vezes o post, aqui no blog, sobre o seu projeto.

Peço as humildes desculpas pela demora, e posso adicionar que a aplicação é um sucesso. Foram mais de 20.000 downloads.

Acredito que desde que o Pedro me informou, este número já esteja nos 30.000.

Vamos ao texto que explica um pouco mais sobre o aplicativo do Pedro e escrito por ele mesmo:

Em um mundo conectado, a privacidade requer uma alta preocupação dos usuários. Nesse cenário, a segurança da informação faz total diferença. Diante de novas táticas de invasões, que surgem a todo instante, e com a velocidade com que o mundo digital se move, é de suma importância que os administradores de redes ou sistemas, usuários comuns ou avançados, conheçam estas táticas, para que possam mais facilmente se proteger contra diversas ameaças.

Ninguém é uma ilha. Sendo assim, é impossível imaginar que o mundo atual possa sobreviver ou mesmo existir sem que as pessoas possam se comunicar. Atualmente, existem computadores ligados por toda a nossa volta, e todos eles, utilizam algum tipo de rede para atualizar ou enviar suas informações.

Diante de todas as restrições que os testes de penetração em sistemas estavam inseridos, surge a ideia de uma nova possibilidade de testes, utilizando os veículos de comunicação dinâmicos. A partir daí, foi desenvolvido um aplicativo para o sistema operacional móvel Android, denominado “Manual Hacker”, com o intuito de oferecer aos usuários informações sobre segurança da informação, além de dinamizar o processo de aprendizado, unindo às informações, algumas ferramentas que auxiliam em um pentest.

Algumas das ferramentas desenvolvidas para plataformas móveis contidas no aplicativo:
• Scanners de portas TCP: Permite checar a conectividade de várias portas de um servidor, informando caso encontre alguma que esteja aberta. É quase sempre um dos primeiros métodos para análise do alvo. O aplicativo cria um socket e tenta a conexão com uma das portas definidas em um laço pelo usuário.
• Informativos de rede: Exibe de maneira rápida diversas informações da rede em que o smartphone se encontra, como Endereço de IP local e externo, Endereço de IP do Gateway, MacAddres e SSID da rede wifi, dentre outras.
• Pesquisa de informações: O aplicativo realiza buscas de DNS no Whois, checa o DNS reverso, realiza Ping e Traceroute, HTTP Header, realiza teste de SQL Injection simples, dentre vários outros utilitários.
Estas ferramentas são geralmente utilizadas nos testes de penetração de sistemas, aumentando a velocidade do processo e das consultas, facilitando o entendimento do mesmo.

O Aplicativo consegue auxiliar um pentest de maneira rápida e funcional, com ferramentas simples e de fácil acesso. O Scanner de portas TCP destaca-se entre as ferramentas, pelo fato de esquematizar um perfil completo de conexão, estabelecendo o “Three-Way Handshake”, e retornando as portas abertas no servidor alvo, indicado pelo usuário no aplicativo. O auxílio das informações também é um diferencial, pois elas não necessitam de conexão com a internet para serem acessadas, fazendo com que não se tenha nenhuma restrição ao mesmo. Diversos tutoriais, comandos, biografias, artigos e teorias são detalhados na aba “tutoriais” do aplicativo, onde os usuários podem rapidamente ler as informações disponíveis no aplicativo.

Perante a necessidade de mobilidade e falta de divulgação de informações sobre segurança da informação, o aplicativo “Manual Hacker” contribui com ferramentas e materiais, com o intuito da disseminação de conhecimento.

Tal objetivo vem sendo alcançado, fato justificado pela quantidade de instalações em dispositivos móveis, que ultrapassam os 10 mil downloads.

Com isso, a problemática principal vem sendo esquematizada e ao mesmo tempo concluída, com o desenvolvimento de novas ferramentas e adição de novas informações no aplicativo.

Manual Hacker Free Smarts: http://goo.gl/pHSE4

Manual Hacker Gold: http:// goo.gl/iy88Y

Parabéns ao Pedro – ele mandou muito bem

Compartilhar:

Este post tem 4 comentários

  1. Grande Gustavo, muito obrigado pela oportunidade! Quanto a tal demora, não há problema, pois serviu para enxergar alguns erros e repará-los! Mais uma vez, obrigado! 😀

  2. Ótimo app! Todos aqui da empresa estão utilizando, pois facilita muito os testes. Parabéns Pedro!

  3. Gostei muito desse aplicativo. Até comprei a versão paga. Parabéns ao desenvolvedor. Faltam mais apps assim no google play

  4. Legal

Deixe uma resposta

Fechar Menu