Eu fico impressionando com a total falta de conhecimento em redes de diversos analistas e ditos arquitetos. Como é que o cara vai dar suporte em um ambiente crítico, com os seus mais de 500 servidores, trocentos web servers e bancos de dados sem saber o que é um simples three-way handshake. ?! Desculpe-me, mas isso é básico.o

Fiz um post há um ano que apresentava um excelente diagrama que explicava o three-way handshake e ainda tinha cores. Bem simples para qualquer um que trabalhe com suporte à redes ou à servidores entendesse. Pois bem, passei o link do post para o dito cujo, ele continuou sem entender nada.

O mais interessante dessa história é que o cara faz parte de um grupo que vem crescendo a cada ano: Os analistas de TI sem conhecimento em TI. Eles na verdade são vírus que se espalham de forma rápida dentro das empresas, em busca do seu alimento, um bom salário e a ilusão de que não precisam saber sobre TI para trabalhar com TI.

Não achem que isso é uma piada, isso é fato. Eu aprendi uma frase há algum tempo, ela ficava na porta do banheiro de um cursinho de vestibular e dizia o seguinte: Enquanto você está cagando, tem um japonês estudando. Ela é um pouco diferente para as empresas: Enquanto você está estudando, tem uma porrada de gente no site do time do coração.

Por isso que os anticorpos, eu e você por exemplo, quando encontram este vírus ficam assustados e se perguntam: o que esse cara está fazendo aqui, ninguém o viu ? Isso é simples de se responder, ele sabe tudo sobre conhecimento inútil, tudo sobre futebol e esportes atléticos, mas nada sobre o seu trabalho e infelizmente muitos que trabalham com TI não gostam de falar sobre o fazem, por isso o vírus fica ali, sem ser notado e pior, infecta mais gente.

É meus amigos, tem muita empresa infestada destes vírus e os anticorpos ficam acoados, quase extintos. Eu falei alguma besteira ?



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Este post tem 22 comentários

  1. Isso eu já cansei de ver, principalmente no gov.er.no.
    Muito QI (sobrinho, neto, amigo, parente…). O pior não é neim quando eles não sabem o básico de network (como o exemplo que vc citou) é não saber o básico de coisas que todo sysadmin usa, como um simples tracert até coisas mais “avanças” como visualizar um log para tentar descobrir um problema.

  2. Não, não houve besteiras… apenas a realidade nua e crua, infelizmente isso é o que vem acontecendo, o pior é que esses Pro IT Expert Tabajara se vendem por qualquer preço e desvalorizam a mão de obra qualificada.

  3. Enxerguei o rosto de vários em meu trabalho que são estes ditos “vírus” e realmente, como ninguém enxerga que eles estão bem ali ?
    Impressionante como nossa área esta completamente infestada.

  4. Besteira nenhuma

  5. Estou sofrendo muito com uma situação similar no trab!
    O mais impressionante é ver como eles realmente pensam q sabem muito a respeito de algo q n sabem o básico…

  6. O pior é quando o “vírus” não é o analista e sim o gerente/diretor de TI. Ai não há “anticorpos” que de jeito.

  7. Como eu gostaria de regulamentação e uma prova do estilo da “OAB” só que para TI !!! Quem gosta de ser atendido pelo médico sem CRM !??

    Muitos desses carinhas, começam como hobby, tem um renda extra e migra de vez…e quem paga o pato ? eu, você, nós que amamos TI, dedicamos tempo estudando e muitas vezes estamos abaixo desses caras na hierarquia organizacional. O melhor a fazer nesses casos, é buscar uma outra oportunidade com pessoas que compartilham o mesmo objetivo.

  8. Hehe…quanta verdade num post só! Infelizmente!

  9. Infelizmente já passei por isso. Fiz estágio durante 1 ano com um sujeito que me deixava perplexo. Ele não sabia nada de Redes e era formado na área, começou a fazer Análise de Sistemas e não gostava de programação, Não sabia usar ipconfig, tracert, nada. Linux então… O pior disso é que meu chefe renovou o contrato com esse cidadão (isso sim me deixou perplexo). Mas verdade seja dita, se tecnicamente ele era um Troll, em relações humanas ele era quase um gênio. E eu acho que é isso que faz a diferença. Se você se dá bem com pessoas, você se dá bem em qualquer lugar, mesmo que não domine a área.

  10. Sensacional! 0.o

  11. Culpa do QI e RH basicamente. É o que eu digo se o cara responder o que o RH quer ouvir ele entra, ou seja, falou que é um bom filho, um bom amigo e trabalha em grupo, já era, rsrsrsrs tá dentro. O pior é o QI mesmo, vivencio isso todos os dias. Pessoas sem a menor qualificação para exercer o cargo que exercem, e o pior é que eles acabam puxando os amiguinhos do mesmo naipe.

  12. Pois é Rodrigo, esta história do QI é bem complicada mesmo….
    e o pior é que de acordo com um post do Gustavo 90% das vagas não são anunciadas e fica nisso ai do QI, atrapalhando bons profissionais que querem trabalhar. Lamentável!

  13. É então, não acho errado nem ruim o bom QI: gente boa que puxa gente boa. O que mata é o QI ruim: gente ruim, puxando gente ruim, levando a um ciclo lamentável de mediocridade. rsrsrss

  14. Realmente a ideia de uma “regulamentação” tipo OAB seria interessante o problema ao meu ver é que TI está sempre mudando e surgindo “novas áreas”

  15. Ótimo! Parabéns!

  16. Calma estou resolvendo isso rss
    Sou formado em Graduação em Redes pelo SENAC, cursando MBA em Governança e Melhores praticas em TI na INFNET , já já os vírus serão “deletados”

  17. O que o Edson falou é pura realidade! Hoje o gerente ou diretor sabendo como por seus funcionarios a trabalhar é o que interessa,
    ele não precisa saber fazer e sim que os subalternos saibam fazer, ele lendo um relatorio saberá como resolver a situação e os peoes irão fazer como ele quer, e isso é o importante em uma empreza. O diretor ou gerente faz uma solicitação e nem sabe se é possível mas o faz e quer uma solução e somente não será feita se realmente for inviável o custo for muito alto. Saber gerenciar pessoas é tao importante ou mais que saber executar o serviço, isso tem muitos que fazem e bem.

  18. Infelizmente é assim mesmo..

    As vezes, o cara fez uma faculdade relacionada e acha que as férias da faculdade e dos estudos devem ser para sempre.

    O que acontece com o QI, é que o cara que indicou tem bastante influência com os ‘grandes’, apesar dele também ser um mamão.

  19. Pra mim isso é ótimo!

  20. até entendo mas se funciona melhor nao esquentar a cabeça, é andar para os lados

  21. Se quiser uma explicação legal sobre three-way handshake entre no site : http://andreysmith.wordpress.com/2011/01/02/three-way-handshake/

    Introdução

    Se você é da área de redes, provavelmente já ouviu falar no Three-way Handshake (Handshake de três vias).
    Handshake de três vias, é responsável pelo estabelecimento de conexões no TCP.

    Informações Importantes

    ACK = Acknowledgement (Reconhecimento)
    SYN = Synchronize (Sincronizar)

    Mãos à obra!

    Estabelecimento de conexões

    1. O cliente envia um pacote com a flag SYN ativa;
    2. O servidor responde com um pacote com as flags SYN + ACK;
    3. O cliente reponde com um pacote ACK.

    Traduzindo

    1. Cliente: Servidor, estou enviando a mensagem 100 (Número de sequência do cliente). Dá pra sincronizar (SYN)?
    2. Servidor: Claro, sincroniza a mensagem 200 (Número de sequência do servidor) que estou enviando (SYN). Prossiga com a mensagem 101 (ACK).
    3. Cliente: Ok, estou enviando a mensagem 101. Prossiga com a mensagem 201 (ACK).

    O cliente e o servidor, possuem números de sequência distintos, por este motivo faz-se necessária a sincronização em ambos os sentidos.
    Feita a sincronização, começam a troca de pacotes com base em números de sequência, que tem o objetivo de enumerar as pacotes de cada um.

  22. Li o seu post e posso te dizer há um Analista de T.I que não sabe nada de T.I (Vírus) onde trabalho e é simplesmente terrível maaaaaas, não me pergunte o porque dele estar aqui, infelizmente eu não sei a resposta.

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