Eu já tive o prazer e o desprazer de ouvir uma grande quantidade de frases que de alguma forma, mudaram a minha atitude ou forma de trabalhar.

Segue abaixo, um conjunto de 10 frases que me marcaram até hoje e que precisam ser analisadas de acordo com o momento que são ditas:

1 – Isso não é uma Democracia e sim uma Empresa.

Ué, e quem disse o contrário!!! Eu sou a favor do sistema meritocrata, o qual você consegue as coisas por mérito.

Não se iludam quanto aos direitos iguais dentro das Empresas, eles não existem.

2 – Eu quero!

Você quer ? ótimo, então faça você mesmo! Se esse for o tipo de resposta que você vai dar, certifique-se que o ouvinte não é o seu chefe ou pessoa que pode te mandar embora.

3 – A secretária do presidente possui mais poderes que o seu chefe, desde que ele não seja o presidente.

Isso é um fato em todas as empresas, e pior, as secretárias acham que possuem os mesmos super poderes que os seus chefes. Duvide e verá a sua ira.

4 – Eu ouço tudo! Eu sei de tudo!

Seu chefe possui poderes de Deuses, onipresente: está em todas reuniões ou eventos importantes. onipotente: pode fazer e mandar em tudo e todos que estiverem abaixo dele. onisciente: sabe de tudo e sobre tudo, é claro que ele possui o funcionário(a) que fala tudo para ele. Não se esqueçam que foi na hora do chá ou do cafezinho que grandes líderes decidiram o futuro de nações, quanto mais o seu futuro. Pobre mortal.

5 – Ele(a) não possui o perfil para determinada posição. A carreira dele tem que ser em Y.

O seu chefe agora é psicólogo ou nostradamus, prevê o que você quer fazer ou seguir por toda a sua vida. Será que ninguém em um certo momento pode parar e fazer a simples pergunta: O que você mais gosta de fazer ?

6 – Eu não estou aqui para fazer amigos e sim para trabalhar.

Você passa mais de 1/3 da sua vida trabalhando, e não quer fazer amigos. Acho que o termo network não consta em seu vocabulário.

7 – Você já tentou ligar para o suporte técnico ou procurar no Google para resolver esse problema ?

Você pode responder que tentou falar com o Bill Gates na Microsoft, mas ele te disse que não dá mais suporte ao Outlook pois está salvando as crianças na Somália. Liga direto no Steve Ballmer.

8 – Você quer ganhar uma medalha por ter feito o seu trabalho ?

Não, mas reconhecimento de vez enquanto é bom. Não sou general, mas também não sou soldado raso.

9 – Precisamos motivar o nosso time.

Eu aprendi uma coisa, só existe auto motivação, mas a empresa pode ajudar com um bom ambiente e não a Bastilha.

10 – Você foi escolhido para representar a sua empresa neste evento, esteja pronto, preparado para este desafio.

Na verdade ninguém lhe avisou que você está na final do salto com vara nas olimpíadas, concorrendo a medalha de ouro e que se falhar, você receberá uma passagem só de ida para o Iraque. Não vamos exagerar nos desafios, eles existem, mas com trabalho, você consegue.

Sejam pacientes com o seu dia a dia e seus colegas. Não falem antes de pensar. Você pode soltar uma dessas e estragar o seu dia e pior, perder o emprego.

Compartilhar:

Este post tem 2 comentários

  1. Sobre a frase 6, eu só acho que está certo dependendo do ponto em que se coloca a frase. Por exemplo, se as pessoas não gostam de você porque você faz seu trabalho corretamente, com qualidade, e tem reconhecimento, a frase se aplica. Agora se você se dispõe a fazer inimigos o tempo inteiro, aí é diferente. A inveja existe, e causa inimizade, mesmo que você não a procure! Esse é meu adendo.
    Sobre a democracia ou não, as empresas democráticas são mais lucrativas. Ouvir as pessoas dá mais dinheiro, porque as motiva… Motivação não é mais salário! Parabéns pelas opiniões…

  2. Patrícia, saiu uma reportagem muito interessante nesse mês na revista Você S/A. sobre a carreira e vários profissionais que estão trocando o dinheiro pelo crescimento profissional. O planejamento da carreira também é considerado uma coisa do passado, como a pergunta, aonde você se vê daqui a 5 anos ? A reportagem diz que os profissionais se preocupam com os projetos das empresas.

Deixe uma resposta

Fechar Menu