Assalto em banco gera corrida pelo backup perdido em diversas empresas de SP

Tags: , , , ,

Uma agência bancária hospedada na Av. Paulista foi assaltada nesse último final de semana, onde os bandidos focaram nos cofres particulares. Centenas de pessoas perderam milhões de reais, mas vocês sabiam que centenas de empresas, incluindo as que cuidam de certificação digital, utilizam este tipo de serviço para guardar os seus backups ?

Os boatos dos emails e dos grupos de discussão dizem que várias empresas de SP foram afetadas e estão a 48 horas rodando backup full de todos os seus sistemas. O problema é que um bakcup full gera uma baita lentidão nos servidores e claro, na rede. Já há relatos de administradores não terem voltado para casa desde da última segunda e pior, este feriado promete viu.

O engraçado é que o banco que fornece este tipo de serviço não garante um centavo do que foi guardado dentro dos cofres particulares, já que ele não é informado do que era armazenado.

Agora, imaginem as informações confidenciais em fitas, cds e dvds de backup que a bandidagem tem em mãos e nem sabe, tudo atualizado, já que mensalmente vai um caboclo lá no banco colocar mais um backup ?!?!

Alguns irão falar que boa parte do backup é criptografado. Uhum… sei.. quem garante isso.. ? Vamos esperar as cenas dos próximos capítulos.

Mais um detalhe importante, tem cliente que exige que os seus dados seja armazenados em uma instituição financeira de renome.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

COMENTÁRIOS

4 comentários em “Assalto em banco gera corrida pelo backup perdido em diversas empresas de SP

  1. Azir

    se tivessem utilizado TrueCrypt nos backups nem precisariam guardar em cofres 🙂

  2. Thiago Gonçalves

    Azir, nem fala… perdi 16GB em um pendrive formatado e criptografado com ele. Perdi tudinho… abs,

  3. Marcos

    Pior foi saber que a única coisa que garantia a segurança de todos esses milhões era um simples (GUARDINHA).

    O erro foi acreditar em um banco que tem segurança precária.

  4. luiz

    Se tivesse guardado debaixo do travesseiro com certeza é mais seguro que nesses bancos.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

MENU