Soube de uma série de ataques DDoS que foram executados contra os maiores portais de e-commerce do Brasil. Alguns deles foram bem sucedidos já que os seus executores possuíam uma rede botnet, computadores zombies, estimada em mais de 10.000 máquinas. Não teve roteador, firewall ou banda que aguentasse, tudo porque a infraestrutura destes ambientes não estava preparada para tanto poder de fogo.

Uma coisa que ficou clara é que há uma verdadeira industria de redes zombies sendo negociada em todo mundo. São milhares de máquinas que são ofertadas por um valor hora, parecido com o sistema pay as you go – paga pelo que utiliza (tradução by Gustavo) utilizado por empresas que ofertam Cloud Computing. Alguns analistas souberam que rede com 10.000 computadores pode custar um pouco mais de US$ 200/hora.

Várias destes redes encontram-se nos EUA, China e no Brasil, isso porque os seus usuários não seguem as boas práticas de segurança e são infestados por centenas de milhares de pragas virtuais. Vejam que não se falam mais da criação de vírus por profissionais do crime virtual, mas sim em botnets, pois isso dá muito mais dinheiro.

P.S.: foi descoberto, há pouco tempo, um serviço de cloud computing na Europa que estava sendo utilizado como start para ataques DDoS em todo o mundo. A empresa, sem saber é claro, além de oferecer de base de apoio tecnológico para cibercriminosos, também fornecia a banda Internet para realização de alguns ataques.

Ataques DDoS causam prejuízos reais e de larga escala, tenham como exemplo o que aconteceu com as operadoras de cartões de crédito.a

Compartilhar:

Este post tem 2 comentários

  1. Cada dia o cibercriminoso evolui, e o Governo não acompanha essa evolução, pois não investe dá forma correta nas universidades.
    Cursos inadequados , grades mais ainda.

  2. Recentemente ocorreu uma “guerra” contra empresas de vendas da China, especificamente a Dealextreme e a Pandawill, que tiveram seus sites tirados do ar por um DDoS.
    Só resta saber se isso foi de interesse de algum concorrente gringo ou compatriota.

Deixe uma resposta

Fechar Menu