Acabei de conversar com 4 amigos que trabalham nos EUA e na Europa e todos me disseram que a galera está dando um baita trabalho neste final de ano, tudo porque  DoS e DDoS estão na moda, exemplo disse é que o WooThemes, uma dos maiores sites na criação e publicação de temas para o WordPress está sofrendo há alguns dias uma série de ataques DoS. Isso sem falar nos outros sites conhecidos como Visa, Mastercard e Paypal que soreram ataques devido ao boicote ao Wikileaks.

O pessoal que cuida da infra do WooThemes informou que eles estão sofrendo um ataque de 40.000 pps, para você entender melhor o que é isso, dê uma olhada no gráfico abaixo:

Eles estão recebendo um ataque de quase 40Mbps, bastante coisa para um site do tamanho do WooThemes. Este link demonstra como você pode realizar o cálculo de PPS.

Se defender de ataques DoS não é uma das tarefas mais simples que existe, um ataque destes bem direcionado e distribuído, passando assim a se chamar DDoS, pode derrubar toda uma rede.

Este final de ano ainda vai dar o que falar e tirar o sono de muita gente. Na última vez que sofri um ataque DoS, a solução foi bloquear uma série de ips no firewall e olha que a carga assim mesmo ficou acima dos 30% o normal.

Esqueci de colocar, segue o link de uma ferramenta que auxilia no cálculo de PPS.

Compartilhar:

Este post tem 2 comentários

  1. O cálculo de PPS está correto para redes onde o MFS (Minimum Frame Size) é de 88 bytes, porém pode aumentar quando pensarmos em redes onde o MFS poderá ser 64 bytes.

  2. Nelson Brito voce e o cara da Segurança da
    Informação do brasil voce é o melhor,sou seu fan n1.

Deixe uma resposta

Fechar Menu