Este foi o plancar, mais uma vez – ano passado foi a mesma merda, de uma grande promoção no Brasil versus os administradores e arquitetos dos grandes portais de e-commerce.

Poucos portais brasileiros saíram ilesos da black friday. Net Shoes e Dafiti foram um dos poucos que aguentaram o tranco. Mas o resto, vixi, vergonhoso viu..

A Black friday é um evento que ocorre em toda última sexta-feira de novembro. Nenhuma novidade quanto a isso, correto ?

Então por que o time de infraestrutura dos grandes portais que passaram por problemas de instabilidade não se programaram para suportar um tráfego de acesso que foi 3x maior, na maioria dos casos, que o seu pico ???

Incompetência, amadorismo ou ligaram o foda-se ? Qual das 3 alternativas ? Escolham..

Virtualização e Cloud Computing estão aí para serem utilizadas neste momento. Precisando de mais recursos computacionais ou de mais servidores ? Usa a Cloud. Aumente, em poucos minutos a quantidade de servidores de frontend.

Simples, não ?! Não é isso que a Locaweb, VMware, Cisco e tantos outros grandes revendedores de soluções by cloud e virtualização falam por aí ?!?!

Não foi o que aconteceu, e pior. A BlackFriday demonstrou que diversos administradores e seus ambientes desconhecem termos como escalabilidade, plano de capacidade e performance.

E por essas e outras que acredito que empresas como a Inmetrics estejam perdendo boas oportunidades de se ganhar muito dinheiro..

Que venha o natal..

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Este post tem 12 comentários

  1. Compra Fácil também não aguentou o tranco.. rsrs.

  2. Como eu acho que empresas como essas, que passaram por isso ano passado, não deixariam de investir para que isso não acontecesse, vou votar nas 3 alternativas. A não ser que seja um serviço terceirado, mesmo tratando de dados confidenciais como cartão de credito e cpf que não deveriam ser terceirizado assim tão facilmente.

  3. Na hora que os sites começaram a ficar lentos por motivos de banda ou o numero de conexões que as maquinas não suportavam eu rachei pensando que ia sai uma postagem sua falando sobre o assunto.

  4. Incompetência na capacidade de atender o turbilhão nos sistemas, mas a black friday foi de fato a black fraude, já que 95% dos preços eram os mesmos, maquiados de uma forma a enganar o consumidor, ou aquele famoso super desconto de um preço exorbitante que na verdade nunca existiu de fato.

  5. Submarino e Saraiva também não… Foi quase impossível acessá-los…. risos….

  6. Acredito que seja uma mistura das três opções acima. Com tanta informação disponível (histórico de acesso/carga) e recursos como virtualização e cloud computing, calculando uma demanda esperada e trabalhar com uma margem de segurança para atender a demanda de usuário, não teriamos problemas. Seria interessantes contabilizar quanto as empresas perdem com a falta desse tipo de planejamento, que acredito ser a única forma de fazerem algo, pois, enquanto somente o consumidor for afetado, com certeza eles estarão com o modo “foda-se” ligado.

  7. Incompetência, amadorismo.

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