Informação importante passada pelo pessoal do BrainWork`s Blog.

No fim de fevereiro a Cisco anunciou mudanças nas certificações CCNA e CCNP Security, que passarão a abordar alguns novos assuntos.

Antes de mais nada, apesar das novas provas já estarem disponíveis, a prova atual do CCNA Security (640-553) poderá ser realizada até 30 de setembro de 2012. E as provas atuais de VPN (642-647) e FIREWALL (642-617), do CCNP Security, estarão disponíveis até dia 28 de maio de 2012.

Após estas datas apenas as novas provas poderão ser feitas.CCNA_CCNP_Security_logo

Basicamente, os novos exames passaram a cobrar o entendimento do ASA OS 8.3 e 8.4, que contam com algumas mudanças de sintaxe, principalmente na configuração de NAT.

Também será abordado o AnyConnect 3.0, VPN IPSec (Client tradicional), Etherchannel no ASA e Bridge Groups, também no ASA.

Os tópicos abortados no novo CCNA Security (640-554) estão neste link. E os assuntos das provas do CCNP Security podem vistos nos itens abaixo (precisa ter usuário no The Learning Portal, da Cisco). Apenas os tópicos da prova de VPN e Firewall foram alterados, por enquanto.

CCNA e CCNP Wireless

Assim como as certificações de segurança, as provas para CCNA e CCNP Wireless foram atualizadas.

A prova atual do CCNA Wireless (640-721), e as provas do CCNP Wireless (642-731, 642-741, 642-746 e 642-736) estarão disponíveis até o dia 11 de maio de 2012.

CCNA_CCNP_Security_logo

As novas provas abordam as novas versões de software para access-points, WLAN Controller e clients. Também tem foco maior em 802.11n, e na implementação de mídia (voz e vídeo) em redes sem fio.

A lista completa dos tópicos da nova prova do CCNA Wireless está aqui. Já os tópicos das novas provas do CCNP Wireless estão abaixo.

Opinião do Coruja:

A Cisco vem dando mais atenção para suas certificações de segurança e wireless já que ambos são os mercados que mais cresceram nos últimos 2 anos.

Inegável a performance, velocidade e o preço das soluções de segurança da Cisco. Há um ditado que diz “Só compra checkpoint quem já usa checkpoint”. Esse ditado é válido até hoje e comprovado quando você faz uma cotação do Cisco Asa e o compara com uma solução Checkpoint. Checkpoint é no mínimo 2x mais caro.

Quando falamos de soluções wireless corporativa, a Cisco é imbatível, em minha opinião. Tive poucos problemas com os seus equipamentos e posso dizer que a sua documentação é excelente.

Agora, não é todo o cara certificado  Cisco que sabe dar suporte e realizar um bom troubleshooting, tendo como resultado final, a solução do problema.

Compartilhar:

Este post tem 6 comentários

  1. Ja tava passando da hora!

  2. Cara, assunto não relacionado ao post, mas um visão do pessoal aqui seria de grande valia, estou quebrando a cabeça já:

    Qual a melhor opção hoje pra quem pretende entrar na área de InfoSec?
    Nome de faculdade influência muito?
    Digo isso porque eu pretendo entrar no curso de Segurança da Informação na FMU.

    Obrigado desde já.

  3. Legal! Vou ter que atualizar meu CCNA ano que vem, acho que já vou encarar o Security…Gustavo, acha que vale a pena? Hj uso bem pouco Cisco em meu cargo. embora o CCNA tenha aberto esta porta para eu conseguir a vaga…Acha que o Secutiry é bem visto no mercado?

    Abraços

  4. Opa, faculdade é importante, mas os investimentos feitos em cursos também são. Saiba primeiro em qual área vc deseja atuar, estou falando sobre pentest, auditoria e tantas outras.
    Depois, trace um plano e deixe claras as suas prioridades.

  5. Obrigado pela resposta.

    Então, a faculdade seria meio que um “startup” só, para pegar uma visão geral da área e ter algo mais sólido no curriculum. Pelo que percebi com seu blog e alguns outros, pra pegar uma visão mais profunda da coisa somente com curso mesmo, acho que nenhuma faculdade vai ensinar uma análise de malware, por exemplo, como um curso específico…
    Será que esse é o caminho? Tenho que tomar uma decisão logo, depois não tem volta…

Deixe uma resposta

Fechar Menu