A Internet possibilitou que milhões de pessoas pudessem estudar de uma forma simples e barata, fazendo download dos cursos, livros, apostilas e vídeos, e a partir daí, começar a estudar de seus computadores. Quem é de TI sabe o que eu estou falando, nunca foi tão fácil arrumar aquele livro ou apostila sobre redes, gestão ou programação. A pirataria rola souta. Eu sou a favor de você baixar o livro ou revista para uma rápida consulta, se ele lhe interessar e for útil, você faz a compra do mesmo ou do pdf. Simples, não ?!

Em matéria de repositório na Internet eu sempre indiquei dois lugares para quem trabalha com infra e deseja cursos, apostilas e afins para estudar para suas certificações:

http://netemu.cn e http://www.sadikhov.com

Ambos os sites foram um paraíso de conteúdo durante anos e anos. O primeiro, http://netemu.cn, por ser hospedado na China, tinha tudo que você poderia imaginar de material para Cisco e Juniper, passo a passo, cursos, vídeos, o que você quisesse, mas com um inconveniente pequeno – o site era todo em chinês. Nada que o google translator não pudesse ajudar para resolver. Comprei muitos livros da CiscoPress graças a ele.

O segundo,  http://www.sadikhov.com, era um prato cheio de todo e qualquer tipo de material de infra, seja de qualquer fornecedor, e mais, se você quisesse algo em específico, era só pedir que a galera do fórum disponibiliza em poucos dias. Havia casos que em poucas horas o cara já colocava lá para você.

Mas ambos os sites tiveram problema com direitos autorais já que disponibilizavam material copiado ou pirata. Resultado, foram processados. No caso do Netemu, faz algumas semanas que eu não consigo mais acessar, farei um teste com algumas VPNs e ver no que dá, mas acredito que ele foi para o /dev/null.

O http://www.sadikhov.com parou de disponibilizar o material pois os seus administradores sempre retiram qualquer link do rapidshare ou compartilhador de conteúdo digital dos posts da galera. Tem gente que dá um jeitinho, mas quando descobrem, o malandro é expulso.

Sites chineses para mim eram os melhores lugares para procurar material de estudo, mas de difícil acesso. Eles tinham de tudo, mas de alguns anos para cá, o governo deles começou a censurar, bloquear e até prender os administradores destes sites. O engraçado que o governo deles pode fazer o que quiser, mas a população não. A China em mais 5 ou 10 anos se tornará a maior potência econômica do planeta e acredito que eles queiram vender uma imagem de país ético, coisa que eles não são.

Compartilhar:

Este post tem 2 comentários

  1. Ambos os sites eu nao conhecia, mais tem um muito bom que ainda está que é o http://www.net130.com ele possui bastante material de cisco!

  2. Eu estava procurando esse site.. ele é bom para cara….. Valeu mesmo..

Deixe uma resposta

Fechar Menu