Lendo uma reportagem do blog Brainwork sobre as novas certificações da Cisco, CCNP Security e CCNP Voice, pensei  o seguinte: Todo o ano a Cisco muda a sua grade de cursos e certificações, será que é um novo mercado e que a porcentagem de lucro quanto aos treinamentos e livros da Cisco são relevantes ?

Deem uma olhada na grade de certificações logo abaixo:

Eles dividiram por tecnologias de redes,onde cada especialização, digamos assim, possui o seu conjunto de livros, cursos e certificações. Mas isso não era novidade, a Cisco já tinha falado a respeito disso na metade de 2010, só que acabei percebendo que isso virou uma baita industria, olhem as fotos dos livros que eu tenho da Cisco abaixo:

CCNA Security e os novos livros -corrigidos - CCNP Routing & Switching

O detalhe é que essas fotos não correspondem a 60% das publicações da Ciscopress. 🙂

Dando uma pesquisada rápida no site da Ciscopress (o qual recomendo a compra de livros, além de ser mais barato que a Amazon, tem um desconto de até 40% e o frete é bem rápido, comprou na sexta, na quinta da outra semana estará na sua casa) descobri que a Ciscopress já tem programado o lançamento de mais 8 livros só para a CCNP Security para o próximo trimestre:

Aviso aqueles que pensam em tirar as certificações de segurança da Cisco, quase todo ano tem mudança das provas devido ao upgrade de tecnologia, no Brasil não existe centro de treinamento para aplicar a prova de CCIE Security, você deve viajar para os EUA para prestar a prova prática.

Digam-me se a publicação de livros, a criação de novas certificações e treinamentos não virou um baita mercado para Cisco ?! $$$

Não podemos esquecer que se tratando de certificações de rede, a Cisco é número 1, os profissionais que possuem certificações Cisco são bem valorizadas, mas a Juniper está chegando lado a lado.

Fuçando mais um pouquinho, descobri que os 8 livros focados na certificação CCNP Voice também estão programados para o próximo trimestre. Mais dinheiro para gastar e precisamos de espaço e tempo para ler tudo isso.

Caso você deseje tirar as certificações Cisco, arrume tempo, prepare o bolso e fique antenado aqui no Blog, eu faço alguns sorteios de livros, já saíram alguns kits bem legais da Cisco.

P.S.: Nestas fotos faltou incluir um livro que eu emprestei ao Adilson Florentino – netfindersbrasil. Não estou cobrando. 🙂

Compartilhar:

Este post tem 10 comentários

  1. Bom post..

    Lembrando também que a Cisco criou seu proprio Branduimp..

    e ah.. tem o site de compras da cisco também.. o que vendem camisas, canecas, chaveiros, etc..

  2. E eu ainda ia comentar desses livros na estante que vi no videocast… 🙂

    Pretendo conseguir o CCNA ainda este ano (ou na pior das hipóteses, em janeiro do próximo). E depois seguir para a CCNP (os livros que ganhei aqui (https://blog.corujadeti.com.br/sorteio-do-livro-ccnp-official-certification-library/). Isto é, se não sairem novas atualizações… rsrs

    Com relação a área de security, acredito que seja aceitável a “renovação” do material a cada ano. Novas tecnologias surgem a cada dia! Como acreditar em um profissional certificado através de uma prova baseada em material de 2005 (por exemplo)?

    Ainda falando em segurança, uma boa novidade é que o (ISC)² lançou os exames para as certificações CISSP e SSCP em PT-BR http://j.mp/cQUE3X

    Bem é isso…
    Abraços!

  3. De fato ganham dinheiro com isso.
    Se empresa onde você trabalha paga as provas/cursos ótimo, senão é muito caro manter-se certificado.

    Mas as certificações são válidas por 2 ou 3 anos. E uma vez certificado, com apenas uma prova você renova todas suas certificações.

    Imagino que a Cisco atualize menos sua grade que a Microsoft, que a cada dois anos, pelo menos, lança novas versões de Windows.

  4. Então André, as certificações são válidas sim.
    Mas, a cisco não quer perder nada.. Sempre granhar e obter lucros.. Claro que ela não está errada..

    Mas, assim.. a gente é certificado, e até uma caneca temos que pagar.. Ou seja, pagar para fazer propaganda é fogo..

    Imagine se o Gustavo desse uma de louco e cobrasse pelos textos que ele posta.. cobrasse pelas canecas do coruja.. urhaurh.. brinde é brinde..

    Mas, isto ae.. A vida continua.. e es aqui… irei tentar procurar sim estudar pelas certificações da grande Cisco System…

  5. Eu que o diga, faz uns meses que conquistei a certificação CCNP, e como minha empresa não banca as provas, nem cursos, desembolsei uma boa grana, a cisco muda o conteúdo demais, eu mesmo estava estudando para o ISCW a cisco mudou para o TSHOOT, tive que estudar tudo denovo.

  6. Acho que tu podia comentar no artigo sobre o Cisco MindShare Game http://goo.gl/QQOQ , jogo que engloba todos os conhecimentos sobre o CCNA num estilo ”responda/arraste/solte antes do tempo”. A idéia é ótima, porem os $44 não 🙂

  7. Gustavo, você poderia, digamos assim, dar o caminho das pedras, falando sobre como se dá o processo de tirar as certificações CISCO??? Ajudaria muito…

  8. Poucos livros heim!!! Como disse: “arrume tempo, prepare o bolso e fique antenado aqui no Blog, eu faço alguns sorteios de livros, já saíram alguns kits bem legais da Cisco.”

    Tempo e Dinheiro, parabéns cara pela sua dedicação..

  9. Vou começar a fazer curso agora na Impacta e estou com medo justamente disto. Não tenho tanta condição para sempre me inteirar neste ramo e o custo está bem caro mesmo. Mas, vamos ver o que vai dar né!…

  10. Muito bom esse Post! Recentemente conclui a primeira parte de um curso de certificação Cisco muito bom na Impacta estou indo p/ a segunda parte agora… e pesquisando vi que tem muitos outros cursos relacionados a cisco… Caso alguém tenha interesse segue o link do curso que eu fiz:
    Curso Certificação Cisco | Impacta
    Abraço!

Deixe uma resposta

Fechar Menu