Cloud Computing e as Empresas Brasileiras.

Tags: ,

No ano 2009 e e agora no início de 2010 vem se falando em muito quanto a redução de custos e de infraestrutura de TI. Uma das formas que as empresas de TI no Brasil encontraram para reduzirem os seus custos foi a adoção de serviços hosteados em Cloud Computing. Empresas como LocaWeb, DHC e Tecla vêem vendendo serviços baseados em Cloud Computing, como SaaS, IaaS e PaaS aqui no Brasil seguindo a crista da onda de algumas empresas como IBM, Google e Amazon, essa última líder na oferta de IaaS e PaaS no mundo.

Quando falarmos em solução de email pessoal pensamos em seguida no email do Google (gmail) ou no yahoo! email. Porém o Google iniciou há algum tempo a oferta de soluções de email corporativo utilizando o próprio gmail, esse que por sua vez já integra com os serviços do BlackBerry e Outlook. O custo é muito atraente para uma corporação/empresa, U$ 50.00 por ano por conta de email e com 25GB de espaço disponível. A migração para este tipo serviço é simples e indolor, além é claro do seu email ficar com a url da sua empresa (www.euqueroassim.com.br), mas hospedado no Google. Várias empresas no Brasil vêem hospedando os seus serviços de email e de infraestrutura nas soluções de Cloud Computing.

CA e a VMware globalmente utilizam a solução de ERP da Salesforce.com. A CA utiliza os servidores da Amazon para hospedar seus serviços e até mesmo desenvolver os seus produtos.

Vejo que daqui a 10 anos com o advento das conexões de fibra ótica e FCoE empresas de serviços de TI no Brasil como DHC, LocaWeb e Tecla terão cada vez mais adversários mais fortes e competitivos quanto a soluções de TI , devido aos custos e a força de investimentos que essas grandes corporações fora do Brasil conseguem fazer em curto espaço de tempo. Os nossos governantes precisam e rápido, pensar na redução de impostos e no aumento quanto a investimentos em pesquisa e tecnologia para que possamos trilhar um futuro atraente para tecnologia no Brasil. Vejam que após a crise de 2009, os EUA começaram a substituir indústrias de auto-peças por indústrias de alta tecnologia devido aos investimentos que são relativamente pequenos , mas o lucro é muito maior.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

COMENTÁRIOS

Um comentário em “Cloud Computing e as Empresas Brasileiras.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

MENU