Esta semana eu soube do processo de renovação de alguns contratos grandes de outsourcing que sofreram perdas de mais de 30% de suas receitas devido a adoção de tecnologias providas por Cloud Computing pelas empresas contratantes. Servidores dedicados para ambientes de desenvolvimento de softwares e homologação foram substituídos por soluções Iaas providas pela Amazon, Google ou outros provedores de Cloud Computing.

Muitos gestores e diretores de tecnologia no Brasil começaram a confiar em soluções providas em Cloud Computing, mas soluções essas providas por empresas estrangeiras, isso porque ainda não há confiança nas soluções providas no Brasil. Os motivos são simples:

  • Estabilidade
  • Preço
  • Tecnologia

Isso pode mudar dentro em breve, só depende das empresas de hosting que fornecem os serviços de “Cloud Computing made in Brazil”.

Mas e as empresas de serviços/Outsourcing no Brasil que perderam as suas receitas para Amazon, Google e outras ? Essas devem começar a replanejar e até mesmo, remodelar a forma a qual elas ofertam os seus serviços. Acabamos de passar por uma crise, dita por muitos: “A crise das crises”, com isso várias receitas, gastos e contratados foram revistos minuciosamente com o objetivo de cortar os excessos e ter somente o necessário, e caso haja necessidade de mais recursos, pagar pelo seu uso: isso não é Cloud Computing ?

Compartilhar:

Este post tem um comentário

  1. Conheço muita solução de cloud computing do exterior que é baseada em desktop sem raid… melhor confiar no que se pode ver do que no que só se pode sentir…

Deixe uma resposta

Fechar Menu