Recebi alguns emails questionando qual é a melhor forma de implementar soluções providas por Cloud Computing em  empresas e até mesmo como transformar todo o departamento de TI, com servidores, serviços e software para uma solução provida em Cloud Computing.

Em primeiro lugar é preciso avaliar se há vantagens financeiras com a migração dos serviços de infraestrutura utilizados por sua empresa para uma solução provida em Cloud Computing. É necessária a composição de uma planinha financeira, planilha essa que conterá todos os custos que fazem parte da sua empresa, exemplo:

  • Valor de servidores – a depreciação em alguns casos.
  • Renovação de licenças ou contratos de suporte.
  • Valores quanto a energia elétrica, contrato de manutenção de ar-condicionado, segurança – todo valor relativo a manutenção
  • Mão de obra- esse é um dos valores que mais pesam em uma planilha financeira, principalmente quando falamos da CLT (A folha de pagamentos de uma empresa/salário dos empregados é responsável por mais de 60% dos custos diretos, pergunte ao seu chefe 😉 )

Com os 4 pontos acimas inclusos em uma planilha excel, você terá uma ideia de quanto custo a sua infraestrutura, agora é só partir para o ponto de comparação de valores. Qual é o custo do serviço em Cloud Computing que você deseja contratar por hora ou mês ? Você precisa deste valor para gerar um comparativo claro.

Esse cálculo parece complicado, mas não é para aqueles que estão acostumados a trabalhar na área de vendas e pré-vendas de empresas de TI. Esses profissionais possuem uma clara noção de custos e valores de uma operação completa de TI, e com essas informações, eles são capazes de dizer se é ou não é vantajoso migrar para uma solução ofertada em Cloud Computing.

Pontos importantes para serem levados em consideração de uma análise quanto a migração de uma infraestrutura para Cloud Computing:

  1. Existe vantagem financeira ou operacional para essa migração ?
  2. Haverão custos para essa migração ? Quem irá pagar ?
  3. O SLA contratado será o mesmo ou melhor que você tinha antes ?
  4. Você não terá mais custos com upgrade de parque tecnológico, mas terá custos quanto a alteração da base de cálculo de velocidade de processador e memória quanto a sua solução em Cloud Computing ?
  5. Serviços não essenciais a sua operação são os mais fáceis e rápidos de migrar para soluções em Cloud, veja como exemplo os serviços de email, grande parte das empresas vêm utilizando a solução de Gmail Business da Google.

O mais importante, não fique deslumbrado com os valores praticados por soluções IaaS (Infraestrutura como serviço) fornecidas pela Amazon, RackSpace ou quaisquer outras empresas, esses valores são em dólar, estando sujeitos a variação cambial.

US$ 0.10 multiplicados por 1.000.000, dá um bom valor, imagine então quando há queda ou alta do dólar. Porém não posso negar que US$ 50.00 por ano e por usuário cobrados pelo Gmail Business é muito barato.

Caso você esteja pensando migrar para uma solução Cloud Computing provida aqui no Brasil esteja atento aos seguintes pontos:

  1. A empresa possui knowhow/experiência no provimento de soluções de datacenter ?
  2. O SLA deles é cumprindo com os seus clientes, caso contrário ele paga multas ?
  3. Problemas relativos a infrastrutura, faça uma pesquisa no Google se existe algum problema quanto ao suporte da empresa.
  4. Preço, compare além de verificar o que cada fornecedor cobre por contrato.

Updated: @brfirefox Lembrou-me bem quanto as empresas que ofertam Cloud Computing aqui no Brasil e que já foram citadas neste blog anteriormente, não custa lembrar: Tecla, Alog, DHC/UolHost e LocaWeb (vários a conhecem devido aquela propaganda que tenta explicar o que é Cloud Computing)

Compartilhar:

Este post tem 3 comentários

  1. Parabéns Gustavo pelo seu artigo,mas tenho uma pergunta,e se o caso for implantar uma solução particular “para minha empresa” baseada em cloud,quais técnologias devo usar?

  2. Primeiro vc deve verificar quais são serviços e ou infraestrutura são menos críticas para sua empresa, dai comparar os custos entre a compra via Cloud e os seus custos internos. Comece por algo simples, email ou um servidor de testes para o seu ambiente de desenvolvimento.

  3. Gustavo, tenho um trabalho, e meu tema escolhido foi a Cloud Computing, você me daria dicas, como por exemplo:

    Meu tio tem uma empresa, médio porte, eu queria implantar soluções para facilitar, como por exemplo cadastro, planilha de pagamentos, fornecedores, horários de funcionamento e acompanhamento de funcionários.
    Tem a cloud office, mas fora essa tem algo que posso oferecer para poder diferenciar ?

    Muito bom seu post, apesar de fazer algum tempo, ele serve como base , parabéns.

Deixe uma resposta

Fechar Menu