Comunicação, quesito para a manutenção do seu emprego.

Tags: ,

Em uma empresa de serviços de TI a comunicação é essencial entre as áreas para que propostas, projetos e suporte possam acontecer de forma ordenada e lucrativa, e é claro, sem stress. Uma empresa de serviços de médio a grande porte possui mais de 15 gerentes em áreas distintas mas que em muitos dos casos possuem áreas replicadas que além de terem suas funções duplicadas geram um stress desnecessário.

Por este motivo passo lhes 11 conselhos que uso para “tentar”não gerar problemas no seu ambiente de trabalho:

1 – Antes de passar um email aos gestores/gerentes de áreas distintas certifique-se que os mesmos sabem previamente o assunto que você está falando, caso contrario, escreva um resumo de 3 linhas no máximo no início do email para que eles possam saber do que raios você está falando.

2 – Não enviem mais de 4 emails sobre o mesmo assunto e que seja de pouca importância. Resuma mas com a preocupação de passar a necessidade e a devida importância.

3 – Caso um assunto seja importante e envolva mais de 1 área, envolvendo assim mais de um gerente, agende uma reunião de no máximo 45 minutos para tratar e resolver o assunto. Novamente vale a dica de escrever um resumo do assunto no convite da reunião para ninguém aparecer com cara de bobo e ficar fazendo as mesmas perguntas.

4 – Em uma reunião em conjunto com outros colegas e que seja para resolver um problema, alinhem 10 minutos antes da reunião para que todos tenham os mesmos detalhes e informações básicas. O mesmo discurso entre um time gera uma reunião mais rápida e menos stress para todos os envolvidos.

5 – Sempre fale aquilo que está escrito em um email trocado com alguém. O vento leva as palavras, já dizia a minha avó. Leve o notebook, caso a reunião permita, ou leve impressa as informações e emails mais importantes. Faça uma ata de reunião, isso salva você e seu chefe.

6 – Bom senso é o que está escrito. Jamais pense que uma pessoa possui bom senso, você não sabe qual é o sabor de sorvete que ela mais gosta, mais ainda o que ela pensa.

7 – Picuinha entre departamentos leva a assassinato profissional. Não leve discussão de trabalho para o lado pessoal, principalmente quando você é novo em um departamento. Passe uma mensagem clara e objetiva.

8 – Fofoca é para fofoqueira/fofoqueiro. Não participe e nem dê a sua opinião sobre um assunto que não seja de seu conhecimento ou que leve a falar mal de um colega de trabalho. Opinar é uma coisa totalmente diferente de fofocar, mas você precisa saber a hora.

9 – Informação não é igual a conhecimento, mas salva você de um stress em plena sexta-feira. tenha backup dos seus emails, gere pst`s e arquivos de fácil acesso. Eu uso o Xobni, o melhor indexador para outlook do mercado, já me livrou de vários finais de semana no escritório.

10 – Sempre deixe o seu time alinhado com o seu trabalho e com o  que você está fazendo. Reuniões quinzenais ou semanais ajudam e muito. O lance de ser Highlander já passou, a sua preocupação agora é de quando você poderá tirar as suas férias.

11- E por último, não seja FDP, você nunca sabe se o Boy da sua empresa vai inventar o concorrente do Google  e com isso ficará bilionário. Quem sabe você arruma um emprego melhor.

Espero que ajude.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

MENU