Todo o desenvolvedor Java que encontro ou que conheço fala que trabalha com SOA, várias empresas dizem que tem SOA implementada ou estão terminando um projeto de implementação de SOA, muitos desses têm a definição errada do que é ou como funciona SOA.

Comprar o Enteprise Service Bus da Oracle/BEA, IBM, Jboss e implementa-lo não quer dizer que uma empresa tem SOA, vai além disso, e o livro Arquitetura Orientada a Serviços – SOA Para Leigos auxiliará aqueles que querem saber mais sobre o assunto e que planejam implementar, vale também para saber se o que você está falando de SOA por ai é correto. 🙂

Outro ponto, não quer dizer que uma pessoa ou empresa que implementou um ou dois projetos utilizando SOA a tornou especialista, vejo no mercado verdadeiros evangelistas SOA falando sobre projetos e termos técnicos, mas quando sai do Matrix (mundo de fantasias) e vai para o mundo real, as coisas mudam de figura, vejo isso pelas empresas de desenvolvimento das quais tenho contato diariamente e pelos projetos implementados, dos quais já suportei, é cada remendo que vocês não tem ideia, escuto frases  do tipo: “É SOA, não tem problema” ou “O Serviço está no ar, o problema não é com SOA”.

O livro, SOA Para Leigos é uma excelente tradução da série for Dummies, ele é divido em 6 partes, partes essas subdivididas em 30 capítulos. O que acho mais interessante na série de livros For Dummies é o não co-relacionamento entre os capítulos, como é feito nos livros da RedBook, se você deseja saber algo sobre Segurança com SOA é só você ir direto ao capítulo 16, nele você encontrará o que precisa.

O livro é direcionado para aqueles que suporta ou trabalham com desenvolvimento WEB, atualmente, quase todo mundo de TI. 🙂

Compartilhar:

Deixe uma resposta

Fechar Menu