Fiquei muito feliz em saber que a editora Novatec lançou em conjunto com o autor Rubens E. Ferreira a segunda edição do Livro Linux – Guia do Administrador do Sistema.

Li a primeira edição em 2003/2004, onde o livro me ajudou e muito na configuração de diversos parâmetros e programas opensource. O livro é objetivo, prático e muito bem explicado.

Ele é um daqueles livros que devem ficar na sua mesa de trabalho. Sempre ajuda com algum comando ou configuração que você não lembra de cabeça e que o Google não traz com tantos detalhes e de forma rápida.

O livro baseia-se principalmente no Debian e no Fedora Core/Red Hat Enterprise e divide-se em três partes:

– A primeira parte aborda os principais tópicos relacionados à administração básica de Linux, como utilização dos comandos básicos, programação Shell, compilação do kernel e gerência de usuários e processos.

– A segunda parte trata da administração de redes Linux: descreve o projeto e a implementação de uma intranet completa, partindo da concepção física do projeto, até a configuração de todos os serviços necessários para seu funcionamento.

– A terceira parte aborda tópicos avançados da administração Linux, como CBQ, VLAN, LTSP e clusters.

Principais tópicos abordados

  • Noções básicas de programação Shell
  • Compilação do kernel
  • Configuração de servidor de impressão
  • Configuração de servidores DNS, DNS dinâmico, DHCP, DHCP Failover, FTP, HTTP, MAIL (com antivírus e antispam), NFS, Dial in, Samba, LDAP, kerberos e LTSP
  • Configuração de servidores de backup
  • Configuração de repositórios de pacotes APT e YUM
  • Configuração de roteadores
  • Controle de tráfego CBQ
  • Configuração de VLANs
  • Configuração de firewall básico
  • Configuração do Squid.

Vale e muito apena comprar esse livro.

Compartilhar:

Este post tem 4 comentários

  1. Concordo com vc é um ótimo livro e há tempo venho querendo
    comprar!. O problema é que essa 2º edição já foi lançada faz um tempo, mais precisamente em 2008. Hoje estamos em 2010 e algumas coisas já mudaram dentro das distribuições que o autor trabalha no livro. Nada que comprometa, pelo contrário o livro é ótimo, mas pelo menos o autor em conjunto com sua editora poderia ter feito a 3º edição, mais atualizada, incluindo novos recursos, novas idéias, mais exercícios, mais exemplos que quem trabalha com linux se depara no dia a dia , na prática mesmo.
    Com certeza uma ótima fonte para estudos, vou comprar um destes logo, mas seria muito ter ver uma 3º edição nas bancas! Abraço a todos amigos do Coruja!

  2. Mas uma excelente dica. Meu professor da faculdade, que acabei esse semestre, usava ele com um dos seus guias.

    Valeu pela dica.. abraços..

  3. Excelente livro. Tenho a primeira edição de 2003 e estou muito satisfeito, apesar de estar desatualizado.
    Valeu pela dica. Abs.

Deixe uma resposta

Fechar Menu