Coruja de TI indica: Thor’s Microsoft Security Bible

Tags: , , , , ,

Há 3 meses, eu vi um anúncio da editora Syngress quanto ao lançamento de um livro que ela prometia ser o guia/bíblia de segurança para quem trabalha com mundo Microsoft. Eu, como você, fiquei com o pé atrás achando que era muito mais marketing do que outra coisa. Tem os meus motivos, hora bolas, a própria Syngress lançou alguns livros que eram puro marketing e que não serviam nem para enrolar pão.

A editora mudou e para melhor, o lançamento do livro, Thor’s Microsoft Security Bible, chamou a atenção de muita gente que trabalha com os produtos Microsoft e mais, que devem constantemente realizar algumas configurações para dar o máximo de segurança possível, claro que não há segurança 100%, principalmente com a dezena de 0days (exploits e vulnerabilidades que não foram divulgadas) rolando por aí.

Thor’s Microsoft Security Bible é um livro prático e didática que vai direto aos pontos e meandros da configuração dos principais produtos do tio Gates, sem ser chato ou falar bobagens. Em suas mais de 300 páginas, o livro apresenta uma série de configurações e parâmetros para serem alterados tanto no kernel do Windows como nos produtos que ele aborda.

O livro trás uma série de dicas de como configurar o TMG, algo que me chamou atenção já que a Microsoft informou que irá descontinuar o produto, e mais, ela acabou com a área de segurança da informação no Brasil, várias pessoas foram demitidas.

Falando mais um pouco sobre o TMG, antigo ISA Server, muitos profissionais de redes e segurança brincavam que este produto era um pato, tentava fazer de tudo, mas mal feito. Não é mentira, vários bugs com o passar do tempo foram apresentados e muita gente preferiu ficar com o velho, conhecido e funcional squid, além do que ele precisa de menos hardware se comparado com o produto da Microsoft.

Recomendo-o, mas eu achei que o livro pecou em uma coisa, em dizer que a Microsoft melhorou e muito no quesito segurança em todos os seus produtos.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

MENU