Consegui terminar de ler boa parte do livro Mente Anti-hacker, escrito pelo Paulo Moraes e publicado pela Brasport. O livro é altamente recomendado para os usuários do dia a dia e que utilizam o Windows para execução de todas as suas tarefas.

O livro é bem interessante por abordar algumas temas considerados complexos de forma clara e objetiva. Exemplo disso é o capítulo 6 que fala sobre ataques Zero-Day, Portas Abertas e Itens de inicialização. Outro destaques estão no no Capítulo 2 – Phishing – A Arte de Pescar Vítimas e no capítulo 10 – Proteção de Redes Sem Fio, um item indispensável para aqueles que montam a sua rede WiFi, em casa, para atender toda a família.

Paulo Moraes foi feliz em abordar temas que estão na moda quanto a fraudes e a segurança da informação. Livro recomendado para os novatos em segurança da informação e para os usuários. 🙂

P.S.: Eu sou à favor que a Brasport feche uma parceria com alguns bancos, já citados no livro, para a distribuição dele aos correntistas. Irá mitigar uma série de problemas com fraude.

Compartilhar:

Este post tem 4 comentários

  1. Entao voce usa Windows?

  2. Para uso pessoal eu uso MAC OS, mas você deve tatear por todos os sistemas operacionais. Assumo que não sei mexer muito bem no Windows 7 e nem no Vista, mas também não faço questão.

  3. Gustavo, tem algum desconto do livro comprando pelo site ?

    abcs

  4. Tecnicamente o livro é superficial, se vc pretende aprender conceitos avançados e funcionamentos de tecnologias voltadas a segurança.
    Este não é o livro.
    Como já foi dito é direcionado mais a usuários, expõe algumas noções básicas de segurança e mostra algumas soluções existentes para Windows 7, como (anti vírus, anti spyware e etc), mas sem uma análise profunda de cada solução.
    Expõe o assunto de phising de forma clara, mostrou algumas soluções para Windows que não conhecia, como:
    K9 Web protection, que é um proxy local para filtro de conteúdos;
    MSBA para verificação de vulnerabilidades em Windows, baseando-se em uma base de vulnerabilidades mantida pela Microsoft;
    Cobian Backup, solução de backup, fiz alguns testes, funcionou legal;
    Por fim, o apêndice sobre tendências a Ataques em Smartphones e Tablets é interessante por trata-se de uma ameaça iminente a estes sistemas.
    Bom de ler este livro foi que mostrou algumas formas claras de vc expor estes assuntos a pessoas leigas na áreas, isto pode ser mais complicado do que imaginamos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu