Coruja de TI recomenda o Livro: Controles Internos e Cultura Organizacional.

Tags: , , ,

Marcos Assai além de um dos melhores profissionais quando o assunto é melhores técnicas e práticas de controles internos, é meu amigo. O livro dele, Controles Internos e Cultura Organizacional, é leitura mais do que recomendada aos profissionais que desejam trabalhar com auditoria.

O propósito do livro é contribuir para especificação e/ou quantificação das melhores técnicas e práticas de controles internos com base nas instruções dos mais variados órgãos nacionais e internacionais, com o objetivo de facilitar o entendimento deste assunto tão evidenciado ultimamente.
Como complemento, a obra apresenta a Lei n. 9.613/98 e a Circular n. 3467/09 do Bacen, que auxiliam no desenvolvimento das melhores práticas de Controles Internos, Contábeis e Prevenção e combate à lavagem de dinheiro, bens e direitos oriundos de atos ilícitos, e aborda a política “Conheça seu cliente”. Além disso, traz algumas metodologias dessas práticas e possíveis indicadores para a prevenção de erros, fraude e lavagem de dinheiro.

O propósito do autor: mostrar as possibilidades de controles, prevenção e o que os órgãos internacionais e nacionais publicaram sobre o assunto. O autor conseguiu apresentar, de forma diferenciada, como são utilizados tais instrumentos e proporciona ao leitor a possibilidade de solidificar seus conhecimentos sobre os controles e as estruturas organizacionais.
Esta obra entra no mercado num momento de grandes mudanças, principalmente no que tange à governança corporativa, que tem como principal foco o controle interno e a responsabilidade dos administradores e/ou gestores das organizações.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

MENU