Crítica ao Cert.br by Altieres do G1

Tags: , , , , ,

Anchises, um grande amigo, enviou o link do novo post (mesmo nos domínios da Globo, continua sendo um blog) da coluna do Altieres para o G1.

Para começo de conversa Altieres, pela primeira vez, conseguiu escrever uma crítica bem fundamentada e certeira. Sem papas na língua, ele deixou claro que o  Cert.br é uma piada perante toda a comunidade de segurança da informação deste país.

Todos os dados e informações por ele, o Cert.br, publicadas já foram tratadas com grande ironia por este que vos escreve, pelo simples fato de ter contabilizado, e em um único cliente que atendo, mais de 20% de todos os incidentes reportados pelo Cert em todo o ano.

Sim, é meia culpa das empresas brasileiras não reportarem os incidentes de segurança para o Cert.Br. Elas deveriam fazer o seu papel, que é informar, a algum órgão ou empresa séria , o que ocorre quando o assunto é segurança com as empresas deste país.

Mas a pergunta é “cadê o órgão confiável e respietável para fazermos isso ?”

O Cert.br não é mesmo.

Para piorar toda a situação, o Cert.br tenta ser a Suíça quando o assunto é comentar sobre alguma falha ou vulnerabilidade de segurança, e que afete uma empresa, governo ou população. Eles não respondem email, nota, ligação. Porra nenhuma.

Então fica a pergunta “para que eles servem mesmo ?”

O registro.br, pelo menos, envia uns boletos, dá uma cartilhas com conteúdo interessante para galera, cuida dos servidores de DNS do país, e de quebra, faz sorteios bem legais na Campus-Party – pq dê palestra, putz, tá foda viu..

Altieres, meus parabéns. Vc está deixando de ser um pato.. 🙂

 

 

 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

COMENTÁRIOS

Um comentário em “Crítica ao Cert.br by Altieres do G1

  1. Wagner

    Fui fazer um scan por proxys disponíveis e fiquei sem internet. De acordo com o meu Provedor, eles receberam uma queixa do cert.br falando que meu IP estava fazendo “Scan Open Proxy”, que, segundo eles, é uma atividade que apenas programas maliciosos e “spammers” executam.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

MENU