Estou montando uma grade de cursos à distância para este ano. Desejo abordar os seguintes temas:

  • Linux – focando nas certificações LPI-1 / 2 e 3
  • Virtualização e Cloud Computing
  • Performance de Sistemas Operacionais – focando em servidores Linux
  • Alta disponibilidade com Apache e Jboss – ainda estou pensando em como montar 🙂
  • Performance & tuning em servidores aplicacionais JAVA
  • Monitoração utilizando Nagios e outros soluções
  • Hardening, mas sem fud… com o seu ambiente. Esse último é o mais legal..

Alguns destes cursos já estão à venda e a procura está grande. Vale lembrar que gosto de praticar preços mais atraentes para galera (entre R$ 285 a R$ 350 – isso já incluindo os livros que utilizaremos). O meu foco é a galera que está começando a trabalhar com TI.

Tenho como objetivos com estes treinamentos à distância:

  • Passar o conhecimento que adquiri em empresas como IBM, Atos Origin, Petrobras, Sonangol, Telefônica, Orange, TIM e tantas outras, nesses últimos 16 anos, para galera que está começando na área, apresentando a realidade do que rola em grandes projetos, sem muito blá, blá, blá e aplicando a teoria que adquirimos com o passar dos anos através da prática.
  • Estou cansado de ver um monte de curso de TI em que, infelizmente, o instrutor não tem experiência prática, não sabendo o que rola de verdade dentro de um grupo que trabalha 24 horas por dia suportando mais de 50.000 servidores.
  • Os cursos focados para as certificações LPI terão bastante prática e dicas do que as grandes empresas buscam em um profissional que trabalha suportando o mundo opensource, pois vejo isso todos os dias aqui no trabalho. Não adianta nada ter certificação sem saber o que, de verdade, as empresas buscam em um profissional.
  • Desejo utilizar, sempre que possível e disponível, livros já publicados e consagrados sobre os assuntos que desejo abordar nos cursos.

Vou falar um pouco da minha experiência:

  • Eu trabalho como arquiteto/consultor de uma das maiores empresas de outsourcing do mundo. Antes, eu trabalhava na Atos Origin – onde saí de analista de suporte para arquiteto/consultor em 2 anos, tendo participando das discussões para infra dos jogos olímpicos.
  • Na IBM, eu fiquei como arquiteto de infra, cuidando de grandes contratos e tendo uma estadia de 1 ano e meio nos EUA, onde desenvolvi alguns produtos focados no mundo Linux, Java e performance. Ajudei a escrever 3 livros – um publicado para o público.
  • Já trabalhei em alguns países do continente africano como: Angola, Moçambique, Nigéria e África do Sul. Passei pela Ásia e Europa, tudo trabalhando e implementando projetos. São 16 anos de experiência.

E os cursos presenciais em SP acontecerão?

Sim e já estou marcando a primeira data, mas já avisando que eles serão aos sábados. Não defini o curso ainda.

Compartilhar:

Este post tem 20 comentários

  1. Show de bola Gustavo, pretendo fazer todos!!

    Muito importante esse compartilhamento do seu know how. Vejo cursos EAD, e já fiz alguns por ae, que realmente não vale nem comentar, tanto pelo preço, pela qualidade tanto do material como da experiência do instrutor(zero).

    Pois tem muito “profissional” que faz o inverso, ou melhor nunca trabalhou em nenhuma empresa e quer ministrar cursos práticos baseado apenas em traduções e labs caseiros, sem stress de performance do dia-a-dia; e com preços de cursos altíssimo.

    Vejo cursos de pentest e forense por ae, que o cara nunca fez um relatório e nem uma pericia real, baseado somente em traduções e lança.

    Pois quem sabe trabalha, e quem não sabe dá aula, já dizia um professor meu quando eu fiz a seguinte pergunta — professor você sabe tanto, porque você não trabalha em nenhuma empresa grande? 🙂

    Parabéns pelos cursos, e tenho certeza que vai ser sucesso!

  2. Excelente! Fiquei muito interessado. Parabéns pela iniciativa.

  3. Gustavo Otima iniciativa!!! com esses precos vou me tornar (CPCI) certificacao, Profissional, Coruja de TI. HEHEH!

  4. Gostei da iniciativa e ficarei atento novas turmas… Pois será ótimo aprofundar mais os conhecimentos através destes cursos. Parabéns Gustavo.

  5. Opa. Trabalho com TI há 20 anos…me inscrevi no curso de Linux pra quem não manja bulhufas…..posso participar também, né?
    Não toh começando mas acho que não sei porra nenhuma ainda…
    E tou com o Arley…vou me tornar um CPCI-EaD…abrs.

  6. Ola Gustavo,
    Esses cursos me parecem muito interessantes
    Acompanho seu blog a uns 5 meses, tenho gostado bastante
    Você compartilha muita informação importante
    Parabéns pelo seu trabalho

  7. Boa Gustavo, faz tempo que sigo o seu blog e acho muito legal.

    Espero poder participar dos seus cursos EAD e dos presenciais também. Até hoje não me inscrevi em nenhum EAD por causa dos dias, as datas que você colocou são de semanas e durante a semana eu tenho faculdade então eu não poderei participar e esses presencias também podem ser um problema pra porque tenho Ingles de sábado. Mas vou esperar você colocar as datas para ver se posso participar.

    Abraços e muito sucesso na sua vida.

  8. Vai ter sorteio de bolsas ? Curso começa quando ?

  9. To na expectativa de Virtualização e Cloud Computing, Hardening…Aguardando mais informações…

  10. CPCT kkk, daqui a pouco vai ter mais peso que um RHCE eheh

  11. Gustavo, haverá também o modo gravado? Trabalho em 2 lugares e preciso de uma flexibilidade para fazer os treinamentos.

  12. Maravilha, como faço para me inscrever?

  13. Temos vários cursos.. Dê uma olhada no de linux no seguinte link e no de virtualização neste link.

  14. Cara, muito boa a idéia!
    Só não participo agora porque tenho prioridade em algumas certificações, porem é muito boa a sua iniciativa.

    Futuramente irei participar!

    Abraço!

  15. Cara gostei demais dessa ideia. Estou precisando me atualizar, faz muitos anos que não faço um curso de nada,, e preciso me atualizar urgentemente.

    fico no aguarde de mais informações…

    forte abraço

Deixe uma resposta

Fechar Menu