Quem não lembra do caso Daniel Dantas e o seu computador criptografado. O governo brasileiro de outros países simplesmente não conseguiram descriptografar os dados do notebook do Sr. Daniel Dantas gerando a seguinte pergunta no mercado: Que mega, ultra ou super tecnologia que ele utilizou para garantir a segurança dos seus dados ?

A resposta foi o TrueCrypt, uma solução freeware para criação de volumes de disco criptografados. Faz mais ou menos um ano desde da sua última atualização e a única mudança que ocorreu para a versão 7.1 significativa foi a seguinte:

  • Full compatibility with 64-bit and 32-bit Mac OS X 10.7 Lion

Com certeza tem muito executivo já implementado esta nova versão em seus notebooks..

Compartilhar:

Este post tem 10 comentários

  1. kkkkkkkkk o tecnico que fez isso pra ele pediu no minimo 5 k.

    mas na hoar q ele foi rpeso o tecnico gelou…. Sem duvida!

  2. Gustavo, bom dia!

    Ele é melhor que o BitLocker nativo já no windows7?

    Já tinha ouvido falar do TrueCrypt mas nunca usei…

    abs

  3. Jah conseguiram quebrar o BitLocker! xD

  4. Gostei do título Gustcol.
    Pode me corrigir se eu estiver errado, mas pelo que pesquisei uns anos atrás em outros países a medida utilizada para poder acessar os arquivos criptografado de “suspeitos” era antes de resolver prender o equipamento, eles trabalhavam para descobrir a senha, seja lá qual for a forma, e só depois agiam, prendendo o equipamento.

  5. Para quem ainda tem duvida, Isso comprova que soluções livres, são tão eficientes quanto as proprietárias. Isso depende do seguimento é claro.

  6. Na empresa onde trabalho, todos os técnicos/analistas usam o truecrypt para armazenar dados dos clientes (topologia, documencação, projetos, backup de conf de switch/firewall e etc).

    Esse ano tive a infelicidade de ter o notebook da empresa furtado dentro do meu carro, porém seguro que em relação a esses dados.

    e Detalhe – tinha feito backup 1 dia antes. =) (prejuízo só material)

  7. De fato truecrypt é a melhor tool no mercado quanto à criptografia de arquivos e discos, porém não é 100% intransponivel digamos que é 99% por enquanto… Estudantes de uma universidade dos EUA conseguiram recuperar a senha de uma màquina recemdesligada que usava truecrypt congelando os dados presentes na memória,depois fizeram um dump na mesma, seguindo depois para á analise onde foi recuperada a senha do TrueCrypt, porem devemos lembrar que com o o passar do tempo após o desligamento a memoria vai perdendo os dados dificultando ou impossibilitando assim o processo de recuperaçao da senha.

  8. Para nós é uma ótima proteção de arquivos mais os teólogos da teoria da conspiração dizem que tem o governo norte Americano tem acesso ao sistema mesmo criptografado.

  9. Gustavo, você viu isso????
    WARNING: Using TrueCrypt is not secure

    Fonte: http://www.truecrypt.com

  10. Vi e fiquei bem triste com a notícia. Prepararei algo sobre o assunto.. 🙁

Deixe uma resposta

Fechar Menu