Quando você começa a trabalhar em DataCenter, você começa a ter noção de quanto é grande a infraestrutura de empresas e até mesmo da própria Internet. Com suas centenas ou milhares de racks que suportam servidores, equipamentos de rede ou telecom.

A infraestrutura por trás de um DataCenter é composta por sistemas elétricos, ar-condicionado, segurança, links de rede e pessoas. Porém nem tudo funciona a mil maravilhas e prolemas de todos os tipos e tamanhos acontecem diariamente.

Os problemas mais comuns em DataCenters aqui no Brasil são:

Fornecimento de energia elétrica – Mau dimensionamento quanto a energia elétrica necessária para manter a operação, como também ao fornecimento futuro, onde na maioria dos casos os DataCenters possuem 50% de sua  infraestrutura elétrica ociosa. O problema é quando o seu parque de equipamentos compostos por servidores e roteadores começa a crescer.

Instalação de novos links de rede ou Internet – Em média um novo link de rede ou Internet demora cerca de 30 dias para ser instalado em um DataCenter na grande São Paulo, isso se deve há vários fatores como o não investimento das empresas de telecom em malhas de redes modernas e preparadas para um rápido reposicionamento.

DataCenters distantes de meios de transportes públicos ou de grandes centros urbanos – Isso é uma das maiores queixas dos profissionais que trabalham em datacenter distantes de grandes centros, tendo assim problemas de locomoção em horários alternativos e até mesmo de alimentação.

Mão de obra desqualificada – Isso vale tanto para os profissionais técnicos que suportam a infraestrutura de TI de um datacenter como também para segurança, zeladores e o time dos serviços gerais. Tenho algumas histórias hilárias e bizarras : Um datacenter de uma das maiores certificadores digitais do Brasil sofreu uma manutenção de rotina onde foi necessário ligar o ferro de solda, o indivíduo ligou o ferro de solda na régua elétrica de um dos principais racks. Todos os servidores daquele rack foram desligados abruptamente além de mais alguns outros interligados no mesmo circuito. E para fechar com chave de ouro, teve uma vez que um segurança fez uma emenda de mais de 15 metros com vários fios AC (aqueles que vão atrás dos desktops comuns) e o mesmo estava roubando a energia de uma das tomadas do principal roteador da empresa para fazer café.

Como resolver estes problemas ou parte deles.

Uma das soluções mais adotadas por uma série de empresas para tentar mitigar uma série de falhas como as citadas logo acima é a instalação de voucher ou contanier totalmente apartados, tanto elétrica, logicamente e física dos demais servidores e infraestrutura dentro de uma mesmo DataCenter. Empresas como Sun/Oracle, Microsoft e Google já possuem este tipo de solução e já implementam em seus datacenters.

Windows Azure Container

A APC criou uma solução interessante de DataCenter escalável utilizando containers, onde toda a infraestrutura necessária para suporta-lo está em um ou mais containers, tendo também a capacidade de aumentar a quantidade de servidores adicionando mais containers. Olhem o vídeo:

Muitos analistas do mercado de TI ou profissionais da área vêm dizendo que as tecnologias providas por Cloud Computing irão terminar com os grandes DataCenters do mundo ou se não, diminuí-los para grandes conglomerados.

Eu acredito mais na segunda hipótese devido ao que vem ocorrendo com grandes empresas e serviços como Facebook, Twitter e a 37 signals, empresas essas que anunciaram que irão construir os seus próprios DataCenters já que a infraestrutura provida por soluções de Cloud Computing não possuem performance suficiente ou adequada para atender a grande demanda gerada por estas empresas seus produtos.

Suportar mais de 40.000 requisições por segundo não é para qualquer um ou qualquer infraestrutura. 🙂

A falta de espaço, uma das maiores reclamações dos profissionais que trabalham em DataCenter foi resolvida com a implementação da virtualização, onde é possível instalar entre 5 até 30 máquinas virtuais dentro de um único servidor físico, dependendo da especificação de hardware do mesmo.

Compartilhar:

Este post tem 2 comentários

  1. Eu adicionaria uma questão simples e FUNDAMENTAL que é o Planejamento. Trabalho com Dc”s de Pequeno e Médio porte e o que sofremos é a questão de planejamento. As vezes pegamos um projeto já em andamento e vemos que o planejamento do mesmo foi completamente ignorada.

    Geralmente as empresas pensam no agora, ou seja. Realizam a implantação do Datacenter comportando apenas a necessidade do momento e não pensam que em 2, 3 ou 10 anos a necessidade / demanda irão aumentar gerando uma dor de cabeça para adequar o DC para suportar a necessidade.

    Excelente Artigo.

  2. Show de bola brfirefox, concordo com vc…

Deixe uma resposta

Fechar Menu