Pois é, estou ficando mais velho, cada dia que passa, e dando mais e mais valor para as coisas mundanas da vida, como por exemplo acordar sem dor, tomar café com um pouco de açúcar, enxergar às vezes sem óculos e falar CHEGA para gente chata; e olha, como tem gente chata neste mundo.

Fazendo uma rápida retrospectiva da minha carreira, dos meus tropeços e daquilo que eu acabei conquistando (morar na Europa e fazer aquilo que quero e gosto), passo para vc’s algumas dicas:

1 – Sente na cadeira e estude, mas estude sem parar, até ficar doente. Sabem porquê ? Porque a inteligência e o conhecimento ajudam a lhe dar um poder mágico e sem precedentes, o CHEGA. Este CHEGA diz respeito a não trabalhar com quem ou para quem vc não gosta, não ter que se matar ou seguir os guias mágicos e insuportáveis de empreendedorismo brasileiros, onde diz para vc ter, por exemplo, a postura de dono da empresa, que para mim é algo ridículo e inimaginável, já que o verdadeiro dono da empresa é que sempre sairá no lucro.

2 – Aprenda a falar não. Não deixe de viver, de passear ou de se divertir só para ficar com a moral alta com o seu time ou com o seu chefe. Não vale a pena.

3 – Aprenda a ler e a falar inglês. Vc trabalha com TI e deseja ter um alto nível de empregabilidade ? Então tenha um inglês bacana, quase um inglês do período elisabetano.

4 – 30% de tudo que você ganha deverá ser investido em estudos, sejam cursos, livros ou equipamentos para melhorarem o seu conhecimento.

5 – Pense em uma carreira internacional, sempre. 

6 – Hoje faculdade não é mais pré-requisito para o sucesso ou para um bom emprego, foco no conhecimento que o mercado está pedindo para atender aquela vaga. Trabalho com gente sem nível superior que vai trabalhar de Ferrari, Porsche ou outro carro top, além de ter um salário comparado ao de vice-presidente no Brasil.

7 – MBA de big data, ciência de dados ou segurança da informação é jogar dinheiro no ralo. O mercado está percebendo que na prática teoria e prática são a mesma coisa, na prática não. Sendo assim, adquiria conhecimento prático, seja pelo meio de livros, cursos e treinamentos.

8 – Ajude, mas não seja bobo. Saiba se dar o devido valor.

9 – Pare de ter medo em criticar uma empresa publicamente, pois se você é bom, você conseguirá uma relocação rapidinho e a empresa terá sérias dificuldades para contratar alguém como vc.

10 – Dedique a maior parte do seu tempo para o seu bem-estar e da sua família, o trabalho, vc sempre arrumará outro.

Compartilhar:

Este post tem 2 comentários

  1. Lucas

    Cara, te acompanho desde 2012. Lendo esse texto, passou-me uma retrospectiva na mente da minha vida profissional também. Como o tempo passa rápido! Melhorei de vida? Sim, e muito graças aos estudos, mas vejo que vencer no Brasil está cada vez mais difícil. Por mais que se tenha curso superior, pós-graduação e algumas certificações, isso não te garante andar de Corolla/Civic por aqui (imagine Porche ou Ferrari kkk). 40 anos de idade na Europa? Nada mal, estou com 29 e isso me serve de inspiração. Agora é planejar, sentar a bunda na cadeira mais vezes (coronga vírus lascou o social mesmo kkk) e enxergar uma vida mais digna no Canadá, Austrália ou na Europa também. Valeu Gustavo!!

  2. Eder

    Inspirador. Muito obrigado pelas palavras.

Deixe um comentário