Dropbox é uma fantástica ferramenta para compartilhar arquivos, realizar backups e até de forma segura, basta você realizar todo o processo fazendo o uso de criptografia (https://cryptomator.org/) e com duplo fator de autenticação habilitado.

Porém, nem tudo são flores, principalmente quando você decide habilitar a opção only-online – os arquivos não ficam salvos em seus mac, somente na nuvem do próprio dropbox, tipo um cold storage.

Cá entre nós, essa feature é excelente, a de only-online, pois vc poderá deixar uns 1, 2 ou 3 tb, que é o meu caso, salvos na nuvem, sem ocupar o precioso e, algumas vezes, escasso espaço em disco.

Acontece que tem um bug no dropbox mac para desktop que faz com que ele, além de demorar muito para remover os arquivos de sua máquina, duplica-los, isso mesmo duplica-los.

Para resolver, basta seguir os passos abaixo:

1 – acesse o seu perfil do dropbox, configurações e habilite a opção Atualização do Smart Sync para Mac
2 – você tem que remover o dropbox da sua máquina, isso mesmo, vc tem que remove-lo.
3 – agora instale-o novamente
4 – feito o restart, pare-o, service stop, kill. Ele não pode estar rodando.
5 – vc terá que remover a pasta .dropbox.cache e arquivo .dropbox – são estes dois os responsáveis por manter o sincronismo do seu ambiente, e neste caso, parte dos responsáveis pelo bug
6 – agora inicie o serviço do dropbox e espere entre 10 a 15 minutos. No meu caso levou mais tempo, pois ele precisava remover mais de 300GB.

Pronto, o problema foi resolvido.

O interessante dos passos listados acima foi que eles acabaram removendo o dobro do espaço ocupado, e isso para mim é um puta bug. Deve ser por causa da questão do sincronismo dos dados com a nuvem ou algo relacionado, mas eu posso afirmar que liberou mais de 700GB de espaço e isso me deixou tão feliz. (vejam, no meu caso a pasta que coloquei como cold storage possui mais de 300GB, por isso do ganho de mais de 700GB de espaço.)

Compartilhar:

Deixe uma resposta