Estabilidade é diferente de performance. Principalmente em TI.

Tags: , , , , , , , , , , ,

Todos aqueles que já participaram na migração de um projeto de TI onde haviam centenas de servidores e websites, uma dúzia de storages e banco de dados, com um agravante, o cliente dizendo que tudo funcionava perfeitamente no provedor de serviços anterior, sem problema algum, dai você percebi que o mundo dos moranguinhos que o cliente viva é era na verdade um monte de ovos rachados e no sol há bastante tempo, e que os três primeiros meses serão utilizados para estabilizar o ambiente, em resumo, tentar resolver os problemas que o cliente tinha no outro provedor de serviços

Durante os 15 dias iniciais do projeto, o seu time acessará, descobrirá e ficará estarrecido de como o antigo ambiente funcionava com tantos problemas e falhas, e o cliente, não sabia de nada – ele jura de pés juntos.

O seu time criará uma documentação de transição passo a passo, com uma série de detalhes e desenhos topológicos dos servidores, redes e aplicações. O que interliga e fala com o que. Feito isso e aprovado por ambas empresas, agenda-se o grande e tão aguardado projeto de transição.

Novos servidores são montados, instalados e configurados, junto é claro, com seus sistemas operacionais, aplicações links e afins. Tudo documentado e testado previamente.

Chega o tão esperado dia, O DIA DA MIGRAÇÃO, dia esse que na sua grande maioria é um sábado ou domingo, baixo pico de utilização e acesso do ambiente do cliente. Alguns erros na migração ocorrem, faltou uma rota no roteador, uma regra no firewall, uma configuração no DNS ou permissão de arquivo. Problemas mapeados e resolvidos emergencialmente e o site do cliente, Hello World está no ar, porém, o seu cliente reclama que o site não está rápido, demorando o dobro do tempo para carregar. Ai vem a frase: Estabilidade é diferente de performance. Frase essa que será dita ao seu cliente por alguém da sua empresa.

Os três primeiros meses serão utilizados para a execução de uma centena de ajustes no novo ambiente, tanto do seu lado, provedor de serviços e de infraestrutura, como no lado do cliente, o qual sempre terá um update, alteração ou instalação de um novo serviço ou site. Este período de maturação, dicamos assim, deverá estar descrito no contrato e alinhado entre a linha executiva do cliente e a sua empresa. Isso é primordial para os próximos anos de suporte deste ambiente.

Quando este ambiente estiver documentado e estável, processo esse que leva em média 2 meses (o primeiro mês foi para resolver problemas), ai você traçará e apresentará um plano de melhorias e ganho de performance para o ambiente que deverá ser apresentado e aprovado pelo cliente para a sua execução.

Primeiro você aprende a engatinhar, depois a andar e por último a correr, você arrumará algum problema se pular um destes processos ou se não, a sua empresa é muito boa em migração de produtos e serviços de TI em curto prazo. Está ai uma coisa que eu gostaria de estar vivo para ver.

VEJA TAMBÉM

XPG com vaga de emprego. Galera, fui contactado pela empresa XPG quanto a uma vaga de emprego aqui para SP, olhem o perfil desejado: Vaga:  Suporte Linux (Contratação PJ) Cargo: Analista de Suporte (SysAdmin) Função: ...
Curso CBT Nuggets – EC Council Certified Ethical Hacker v7.0 no demonoid Acabei de encontrar a nova versão do CEH, V 7.0 feita pelo pessoal da CBT Nuggets no Demonoid.me. Vejam o conteúdo do curso: ecc_ehack_v7_01 - Certified Ethical Hacker Series Introduction ecc_ehac...
Próximos cursos no Coruja de TI Lançamos nestes últimos 7 dias um conjunto de cursos bem interessantes para galera. Ementas atuais e um custo benefício digno para qualquer um que deseja aprender com qualidade. Estamos no processo...
COMPARTILHE ESTE ARTIGO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

MENU