Galera,

sempre fui um cara de dar a cara para bater, seja para resolver problemas dos clientes, ajudar a galera na hora que precisavam, passar algum conhecimento e quando eu cometia algum erro. Neste momento, eu dou a cara para bater por ter errado em não ter pedido autorização em reproduzir a camiseta do YSTS, evento de segurança da informação fechado.

Recebi indiretas, xingamentos e uma série de outras coisas via Twitter. Assumi o erro e pedi desculpas ao organizadores do evento, via twitter. @effffn, @wcaprino e @nelsonmurilo desculpe-me por ter copiado a sua ideia sem ter pedido autorização. Errei e justificar para ganhar fundos para sorteio de livros não é desculpa.

O único cara que foi descente de ter falado comigo diretamente e ter dito que eu errei foi o @nbrito, por isso eu o respeito e agradeço por ter falado comigo como sempre, fracamente. Tem gente que não gosta do cara, mas ele é um dos poucos que bate de frente com a galera.

Agora, a única coisa que eu não gostei foi dos xingamentos e deixo claro a minha insatisfação. As pessoas esquecem que no final das contas, todos que estão aqui nesta rede são profissionais e que precisam ajudar uns aos outros.

Se alguém errou, fale direto com o cara, agora xingá-lo não pega bem.

Mais uma vez, eu peço desculpas pelo meu erro aos @effffn, @wcaprino e @nelsonmurilo, lembrando que um erro não justifica o outro.

Todas as camisetas foram doadas ao HCF para que eles possam distribuí-las a quem precisa de verdade. Não adianta colocar ideias absurdas nos comentários, as camisetas serão usadas para um fim correto.

Compartilhar:

Este post tem 16 comentários

  1. clandestine

    Errar é humano , relaxa !!!!!!!! aprendemos mais com erros do que com acertos a vida é assim .

    abraços

  2. wellington

    Relax man,

    Deixa os estrelas lá no céu. Nos aqui precisamos de pessoas dispostas a ajudar aqui na terra.

    Continue sendo essa pessoa disposta a compartilhar informações.

    Eu não fumei nada heim =]

    w3ll

  3. Thalysson Sarmento

    Fala grande Gustavo.

    É admirável sua atitude, e tenha a certeza que são poucos que fazem isso. Infelizmente algumas pessoas, não tem o mesmo pensamento sobre o “errar, reconhecer e mudar, e assim não sabem compreender a situação e perdoar quem errou. E sendo assim alguns, até em algumas ocasiões perdendo a razão, pronunciam palavras que sinceramente não tem sentido, na tentativa de punir a pessoa que errou.

    Mas que bom que você reconheceu e fez a sua parte, isso é louvável e também a atitude do amigo @nbrito, em conversar contigo de forma correta e te alertar sobre o acontecido. Na vida temos que aprender com os erros, ter a ação de perceber que errou e não repetir. “Errar é humano, persistir no erro é ignorância”

    Um grande abraço.

  4. ryuuu

    Raras são as pessoas que possuem educação, humildade, honestidade e que ainda saibam ouvir o que os outros têm a dizer sem perder a cabeça.

    Parabéns gustavo.

  5. Tabarra

    Olha, não é por nada não… mas já faz anos q vi em mais de um site camisetas IDÊNTICAS com o mesmo ‘hack hero’ [e também ‘hacker hero’]… tudo site americano…

  6. Gustavo Lima

    tem gente falando isso viu.,,, se alguém achar.. por favor, me envie.. Mas, eu continuo com as minhas desculpas..

  7. luiz

    é verdade errar é humano e tu acertou em pedir desculpas a quem tu devia

  8. Luiz Eduardo

    Gustavo, obrigado por abrir os posts de fora do Brasil, estou tentando postar desde ontem.

    Vamos lá. Deixa eu responder aqui por mim mesmo, Luiz Eduardo, @effffn. Deixo aberto aos outros fundadores do YSTS à comentarem o que, e, se quiserem.

    Desculpas aceitas.

    Injusto dizer que o ÚNICO a comentar que errou foi o @nbrito. Tentei me comunicar por aqui, o meio mais óbvio, mas não consegui. Mas, é algo que alguém precisava dar um toque?

    É um orgulho saber que gostou da nossa idéia. Agora, usá-la para promover algo que não seja o lugar que a mesma nasceu, discutível.

    Admirável a atitude de desculpas. Da atitude de usar o que criamos, aqui deixo também a minha insatisfação.

    Mas, acho que se algo é para ajudar a HCF, sugiro fazer camisetas com o Hacker Hero (pendente a aprovação dos outros fundadores do YSTS) com o logo da própria HCF nas costas, e EU (Luiz Eduardo, não STS) ajudaria a bancar isso para que estejam prontas no H2HC.

    @wellington , estamos longe de ser estrelas, quem nos conhece, sabe que somos bem acessíveis.

    @tabarra , antes de lançarmos a camiseta em 2010, pesquisamos vários lugares, e foi bem aceita pela comunidade de segurança, dentro, e fora do Brasil.

    Humildade, honestidade e educação são princípios que conheço bem e vivo pelos mesmos. Se em algum momento passo algo diferente disso, me avisem, pois é algo que tem que ser corrigido.

    Só não ficou claro, qual erro não justifica o outro. Nenhum erro deveria ter ocorrido.

  9. Israel Borges

    Cara, relaxa a mente 😀
    Boa semana à todos!!

  10. Nelson Brito

    Sempre me sinto ofendido quando vejo as pessoas colocando “rótulos” (sim, colocarei em Português, pois já fui criticado por colocar “comentários” em Inglês) em outras pessoas, sem soques conhece-las.

    Estrelas são os que se passam por estrelas, e não é o caso dos organizadores da YSTS!!! Eu os conheço muito bem, sei do grande respeito que possuem na comunidade nacional e internacional – sou um dos privilegiados que pude comparecer com o Luiz na ultima PH-Neutral e ver como ele é respeitado, porém sempre muito humilde e sensato.

    Deixem de falar de coisas ou pessoas que desconhecem. Não sou contra as opiniões das pessoas sobre assuntos, mas ABOMINO qualquer pré-julgamento de pessoas que não conhecem outras pessoas!

  11. wellington

    Luiz Eduardo,

    Bom cara eu não te chamei de estrela + acredito que xigar vai resover oq? sim conheço trabalho do Luiz, Willia e Nelson Murilo, não só deles como de tantos outros que para citar aqui vai ser phoda.

    Assim como seus comentários Nelson B. não é pre-jugamento é jugamento mesmo pois em minha carrera tive que recorre muitas vezes a livros e não a faculdade, nem muitos prof de seg que se achão para c…..

    Vejo que o Gustavo é um dos caras que assim como Luiz estão fazendo alguma coisa para mudar este quadro. Agora xigar o cara que esta fazendo alguma coisa ai não né…

    Agora como estou falando direcionado você (Luiz) sabem que é phoda conseguir algo de valor com a mentalidade de nosso país, + complicado quando lidamos com pessoas que não compartilha conhecimento (não é ferramentas em NBrito para vc ñ ficar nervoso =). Então não tenho um lado a não ser o do conhecimento.

    Sem me estender nem quero causar polemica fica ai meus pedidos de desculpas =] por me expressar mal e quando vc tiver em sampa podemos beber umas geladas no o’mally’s para esquecer o mal entendido =S

    w3ll

  12. Adriel Gavazza

    Relaxa Lima. Sua parte você já fez, a de reconhecer o erro e pedir desculpas. Agora, cabe aos caras se resolverem! =)

  13. Patricia Francezi

    Gustavo, pensa nisso aqui: “Quem está certo, não é feliz.” Uma coisa anula a outra, ser feliz e estar certo nao dá na mesma… O importante é que tu quer ser feliz… Deixe os “Certos” na condição de certos…

  14. Anchises

    Gustavo, Nelson, LE e demais amigos envolvidos nessa pequena polêmica:
    infelizmente essa história aconteceu ontem qdo eu tava sem acesso a Internet, então só posso dar minha opinião agora.
    Eu acredito que sim, o Gustavo errou em não conversar com o pessoal do YSTS antes de reusar a idéia da camiseta. Mas, a menos que eu esteja MUITO enganado, a idéia do “Hacker Hero” não foi do YSTS, pois eu me lembro de já ter visto esta estampa em eventos no exterior, antes mesmo do YSTS lançar a camiseta aqui no Brasil. Eles podem ter sido pioneiros no Brasil, mas muito provavelmente não foram eles que criaram a idéia.
    Ou seja, na minha opinião, essa é uma polêmica que não tem sentido de existir e que não leva a nada. Certamente o Gustavo não foi o primeiro a copiar uma estampa de camiseta e não será o último. Como diria um ex-chefe meu, “isso é falta de serviço”.
    \\//_

  15. piloto

    Lealdade Humildade Procedimento LHP kkkk zuera!!!

    Rlx gustavo você já é humilde suficiente por ter montado um blog para passar seus conhecimentos pra galeras.
    sempre haverá um ou outro mal educado para xingar e falar m3rd@,
    e por mais que você tenha errado você se retratou perante seus leitores.

    P.S Bela atitude.

  16. Luiz Eduardo

    Anchises
    como o Gustavo falou, se alguém tiver uma foto da internet de uma camiseta hacker hero antes do YSTS 4, gostaria de ver tbm por dois motivos 1) para eu aprender a buscar coisas direito na internet; 2) para eu deixar de achar que a idéia que eu tive é original em eventos fora do Brasili que eu entreguei a camiseta (Europa e USA) ninguém tinha visto ainda.
    boa semana à todos e fico no agurado do feedback às perguntas que deixei no outro post.
    []s

Deixe uma resposta