A Guerra Fria acabou há bastante tempo, e a China passou a ser o principal rival político, militar e econômico dos EUA. Por enquanto, os EUA estão ganhando está batalha, mas a China vem crescendo e rápido, vejam por exemplo um embate entre estes dois gigantes quando o assunto é Internet:

Em 10 anos, a China simplesmente cresceu 10x a quantidade de usuários conectados à Internet se comparado com os EUA. Prova disso é a quantidade de empresas e serviços dedicados aos usuários chineses.

A China possui uma das maiores desigualdades sociais do mundo, por este motivo, há essa diferença de pessoas que acessam a Internet. O governo chinês lançou um plano sócio-econômico que já começou errado, em minha opinião, proibindo propagandas sobre consumo e outras ações de marketing. É tampar o sol com a peneira.

Porém, várias empresas veem essa desigualdade como uma oportunidade de conseguir novos clientes.

Os EUA possuem uma população de um pouco mais de 440 milhões de habitantes. A China possui mais de 1 bilhão de ambientes. A China pode quase triplicar a quantidade de usuários acessando à Internet e esse crescimento está ocorrendo em expressivos 15% ao ano.

Essa diferença quanto a quantidade de hosts é óbvia, os EUA possuem mais empresas, universidades e escolas do que a China.

A China começou há pouco tempo a acessar à Internet. Fortes investimentos por parte do governo e das empresas começaram há 3 anos. Mais uns 5 anos para que a velocidade de acesso utiliza pela população aumente, mas isso também dependerá da melhoria na qualidade de vida dos chineses.

Vamos a parte mais interessante do embate, ao meu ver:

Os sistemas operacionais mais utilizados na China são:

  1. Windows XP, 82.2%
  2. Windows 7, 13.8%
  3. Windows Vista, 2.7%
  4. Mac OS X, 0.5%
  5. Windows 2003, 0.3%

Já nos EUA:

  1. Windows 7, 32.1%
  2. Windows XP, 31.1%
  3. Windows Vista, 19.1%
  4. Mac OS X, 14.9%
  5. iOS (iPad), 1.2%

Os 5 sites mais acessados naChina:

  1. Baidu.com (busca)
  2. QQ.com (redes sociais)
  3. Sina.com.cn (portal web)
  4. Taobao.com (“China’s eBay”)
  5. Google.com.hk (Google Hong Kong)

E os 5 mais acessados nos EUA:

  1. Google.com
  2. Facebook.com
  3. Yahoo.com
  4. (é por este motivo que o yahoo continua firme e forte)

  5. Youtube.com
  6. Amazon.com

O gráfico abaixo confirma que os EUA ainda é o país que mais origina tráfego malicioso pela Internet, seguido de perto pela China, mas eu acredito que a China seja líder em ataques DDoS.


Acredito que a China irá dominar a economia mundial em 10 anos. Eles possuem dinheiro, infraestrutura e conhecimento para isso. É uma questão de tempo. Isso me fez lembrar do último filme do Robocop que a OCP, empresa que comprou Detroit e criadora do robô, havia sido comprada por um grupo japonês. Acho que a refilmagem da terceira parte seria em mandarim.

Compartilhar:

Este post tem 3 comentários

  1. Os sistemas operacionais mais utilizados na China são:

    Windows XP, 82.2%
    Windows 7, 13.8%
    Windows Vista, 2.7%
    Mac OS X, 0.5%
    Windows 2003, 0.3%

    china dominando com XP ? a vapo !

  2. Vc acha que tudo é licenciado de forma correta?!?!?!?

  3. Gustavo, observei um pequeno erro.

    EUA possuem mais empresas, universidades e escolas do que os EUA.

    Abs.

Deixe uma resposta

Fechar Menu