Essa semana foi recheada de notícias dizendo que o grupo de hackers anonymous foi o responsável pelas duas invasões na PSN. Para completar a história, encontraram um arquivo nomeado anonymous em um dos servidores invadidos e dentro dele havia uma das frases utilizadas pelo grupo, até aí, o zezinho da esquina poderia ter feito isso para incriminá-los.

O grupo se pronunciou dizendo que eles não invadiram os servidores da Sony e que são totalmente contra o roubo de informações pessoais, incluindo números de cartões de crédito. Alguns especialistas de segurança da informação dizem que o grupo hacker possui uma parcela de culpa, mesmo não sendo o autor das invasões, outros analistas chegam a afirmar que eles foram os invasores.

A minha pergunta é: Como provar que o anonymous não foi o causador de uma das maiores invasões hackers da história ? (roubar os dados de mais de 100 milhões de pessoas não é para qualquer um)

A única forma de saber se foram eles ou não é prendendo os autores, tarefa essa que não é a das mais simples. O grupo anonymous possui um propósito, derrubar sites e redes de corporações que eles acreditam que sejam do mal. Já se pronunciaram contra a Sony e a bola da vez é a Viacom.Quando você atira para todos os lados, uma hora a bala pode recochetear para você.

Não é um simples email dizendo que eles não foram os autores deste ataque a PSN que irá convencer a opinião pública. Um ponto que eu acho importante citar é quanto a cagada que o anonymous fez liberando o canhão de íons para ser utilizado por qualquer um e não explicar que as pessoas corriam o risco de serem rastreadas e pior, presas. Tem muita gente que foi para a cadeia por ter achado aquilo tudo uma diversão.

Compartilhar:

Este post tem 3 comentários

  1. Parabéns Gustava, ótima matéria. Bom, estou querendo fazer uma pesquisa sobre este assunto para saber por onde foi invadido e como, se você sober de algo que saiu na Internet e puder me avisar eu agradeço. Isso é para um trabalho da Faculdade !

  2. O Anonymous é pouco centralizado. Os autores do roubo até podem atuar também para o Anonymous, mas duvido que tenham agido neste caso a mando do grupo.

    Roubo de cartões não está no portifólio conhecido de ações do Anonymous. E se há alguma coisa que aprendemos no ramo de segurança de TI, é que criminosos se especializam e mantém uma mesma linha mestra.

    Por tanto uma mudança tão grande nos hábitos, além de ser perigosa para o grupo, faz a situação ficar muito estranha em relação ao normal.

    Mas o Anonymous é perfeito para se colocar a culpa quando queremos encobrir nossos rastros ou nossa incompetência: grupo se rosto, sem comando e disperso.

    Convenhamos que deixar um arquivo no server da Sony dizendo que foi o Anonymous que esteve lá e roubou os cartões, seria infantil e amador demais.

    Tem toda pinta de armação do cracker que roubou e jogou a batata quente para o Anonymous.

  3. Anonymous não possui hierarquia e ninguém responde pra ninguém. Logo qualquer um dentro do grupo pode ter feito a cagada, ou deve se dizer feito histórico?

    Enfim, pode ter sido alguém de dentro e não a unidade anonymous. Esse alguém pode estar querendo reconhecimento pelo feito.

    Sendo eles ou não os culpados, eles estariam então dispostos a descobrir quem foi então que fez a invasão no servidor da sony?

Deixe uma resposta

Fechar Menu