Empresas com mais de 4.000 funcionários, além de serem poderosas e terem muitos projetos, possuem algo em comum, a falta de comunicação entre pessoas e em alguns casos, dentro dos próprios departamentos.

A comunicação é essencial para uma empresa, principalmente uma empresa de TI com centenas ou milhares de projetos. Gerentes de projetos existem para cuidarem de projetos, planilhas, financeiras e em alguns casos de pessoa. Daí a necessidade no agendamento de reuniões com o time que está o auxiliando no projeto.

Um ponto que me chama a atenção é a falta de comunicação dos gerentes de projetos entre si em um departamento, parece uma luta infinita de quem entrega o projeto de forma mais rápida e lucrativa, porém isso gera problemas quando são destacados mais de um gerente de projetos para uma mesma conta ou cliente, pode haver conflitos ou duplicidade na execução de tarefas, além de ser um desperdício de tempo e de dinheiro.

Caso o gerente ou líder do projeto não tenha tempo de se reunir com outros membros do seu time para discutir de forma resumida o que vem implementando em um cliente, é interessante a participação de conferências telefônicas de no máximo 45 minutos ou em último caso, um email de report. Essas duas ações podem auxiliar em muito e eliminar retrabalho nas empresas.

Fomos acostumados ao individualismo em nossas escolas e faculdades, mas o mercado de trabalho requer a coletividade. Dependemos uns dos outros nas empresas para a entrega do mesmo resultado, o lucro.

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Este post tem 2 comentários

  1. Estamos longe de termos gerentes de projetos. Primeiro é necessário ser LIDER, e lideranca não é chefia. e a maioria dos gerentes de projeto esperam ser CHEFES…

  2. Já vi isso acontecer em empresas com menos de 20 pessoas. Infelizmente o problema não é exclusividade de grandes corporações…

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