O Google anunciou a remoção do filtro censor aos resultados de buscas feitos pelo Google.cn, contra a determinação feita anteriormente pelo governo Chinês. Com isso, o Google redireciona os usuários do Google.cn para o Google.com.hk, que está atrelado aos servidores instalados em Hong Kong e que não possui filtro algum de censura já que são uma parte independente da China. Agora qualquer um que utilizar o Google na China, vai descobrir que a praça da paz celestial não é tão celestial assim, e nem da paz.

A comunidade internacional está apoiando essa iniciativa do Google, além é claro do governo americano, mas eu aprendi um ditado popular: não cutuque dragão com vara curta. ele pode por fogo em você. O dragão nesse caso é a China que possui uma centena de crackers que conseguiram atacar com êxito além do Google, mais de 20 empresas por todo o mundo capitalista há pouco tempo.

Vocês não acham que a China, com sua política milenar de “quem manda aqui sou eu” não irá contra-atacar o Google ?

Eu não sei qual a resposta, só espero que isso não gere uma guerra, mesmo que seja cibernética.

Esse link apresenta real-time o status dos serviços do Google na China, para que os internautas possam monitorar a situação dos serviços na China após o fim da censura em seu site de buscas.

fontes: idgnow e itweb.

Compartilhar:

Este post tem 2 comentários

  1. Oi Gustavo,

    Na verdade o que eu realmente espero é que muitos tenham aprendido com o caso do Youtube e o bloqueio mal sucedido no Paquistão[1]. Hoje uma boa política de filtros de prefixos no BGP, sem dúvida, é fundamental.

    Na minha opinião, cedo ou tarde o Governo Chines vai determinar o bloqueio dos serviços do Google nos provedores locais…

    []”s
    Kratz

    [1] – YouTube Hijacking: A RIPE NCC RIS case study
    http://www.ripe.net/news/study-youtube-hijacking.html

  2. Concordo com vc Daniel, veremos qual será a reação do governo chinês depois da ação do Google. Só espero que essa reação não gere efeitos colaterais para quem não tem nada haver com isso.

Deixe uma resposta

Fechar Menu