Como vocês, sou um estudante da área. Possuo milhares de livros, papers e vídeos. Junto isso a centena de ferramentas para realização de testes que acabei acumulando nestes últimos 5 anos.

Estou falando de mais de 760Gb de dados bem interessantes e todos focados em segurança.

Para armazenar isso tudo, acabei comprando 2 hdds portáteis – vocês sempre precisaram ter um backup, nunca se esqueçam disso. Mas devido a quantidade de dados armazenados, eu identifiquei alguns problemas:

Difícil processo de indexação e classificação daquilo que presta e do que não presta
Um cagaço absurdo de perder algum arquivo ou livro porque algum trecho do hdd foi pro saco
E por último, como saber se eu não já possuo aquilo livro

Bom, para encurtar toda a história, eu resolvi contratar uma conta de 1TB do google drive por 9,90/mês e aproveitar que possuo um link de fibra ótica, da vivo, de 200mbps de download e 100mbps de upload.

Resultado, estou desde ontem de manhã fazendo upload de desenhos animados antigos, livros e uma série de coisas que o google drive fará o favor de indexar de forma rápida e simples para mim. O melhor de tudo é que os meus amigos poderão ter acesso à uma série de coisas que possuo, de forma rápida e simples. (não se esqueçam que compartilhar não é só de uma lado, viu).

Mas vejam, não sou maluco de subir arquivos pessoas neste cara. A google é fantástica, sabemos disso e jamais poderemos negar. Mas os meus dados pessoas nem ferrando. (bem que dá para subir tudo criptografado, né).

Dica: O google drive aceita o upload em paralelo, quer dizer, vc consegue abrir 3 abas do seu chrome e enviar, em paralelo, arquivos e direitos para diferentes locais do seu próprio drive. Isso é bem bacana e diminui o seu trabalho.

Não se esqueçam que a velocidade de upload do seu link conta e muito nestas horas. Por isso que estou me esbaldando dos 100mbps que possuo.

Dica 2 e final: Selecione o que vc deseja subir, arraste para a pasta de destino e volte para saber o resultado 6 horas depois. Essa é a melhor pedida.

Compartilhar:

Este post tem 7 comentários

  1. Compartilha o conteudo do google drive ai com o pessoal!

  2. Com relação ao dropbox, ele tem algum impecilio? Já que valor e armazenamento é igual. Pergunto pois tenho a versão free do mesmo e me atende muito bem, porém tenho que passar para algum que seja pago e com essa sua análise do drive, fiquei inclinado a adquirir o mesmo.

  3. Gustavo. Estou usando o One Drive é ele está dando 10TB de espaço (e promete dar mais se pedir). Eu adquiri a assinatura de um ano comprando o Office 365 Personal (1 PC). Dando uma pesquisada hoje, achei ele por R$ 119,00 em uma grande magazine. Então seriam os mesmos 9.90/Mês mas por 10Tb. Eu uso o BoyCryptor para fazer backup dos meus dados de forma criptografada nele. Abraço

  4. Acho que a grande vantagem do google drive é poder utilizar meus arquivos (ler pdf, assistir vídeos, ouvir musica, editar textos, utilizar planilha eletronica) sem precisar baixar para o computador (tudo on the cloud), não conheço outro que possua melhores benefícios… guardar informação, todos guardam :-).

  5. Realmente brow seria uma boa idéia disponibilizar materiais no google drive para os leitores do blog. Ai não haveria mais problema dos links das postagens expirarem, etc.
    Ficamos no aguardo @gustcol e obrigado por sempre ajudar a galera! vlw

  6. Joel a ideia é excelente e posso afirmar que pensei muito a respeito. Mas cai em um problema, a questão dos direitos autorias.
    Deixe-me explicar melhor. Caso alguém ou alguma empresa denuncie o link que utilizei para compartilhar o material, eu simplesmente perderei tudo que ali está armazenado. Estamos falando de algo na casa dos 500GB. Sendo assim, ficaremos com os links do foxebook por um bom tempo… 🙂

Deixe uma resposta

Fechar Menu