Vários administradores de grandes backbones e suporte de operadoras forneceram informações valiosas quanto aos problemas de queda da Google, que ocorreu ontem,  junto a este blog. Obrigado galera.

Como tenho acesso a uma empresa pequena, 350.000 colaboradores, uma boa quantidade de CCIEs do planeta e algumas classes A, não foi tão difícil saber o que aconteceu, ou melhor, coletar dados e evidências sobre o ocorrido.

 

A Google fora ou links internacionais com problemas ?

Problemas de roteamento aos servidores da Google via Embratel/RJ foram envidenciados. O interessante disso é que o problema foi só com a Google.

Yahoo, Microsoft e afins não deram um pio, quer dizer, estavam sendo acessados normalmente. Até o Xvideos estava funcionando de boa. Vale lembrar que o streaming representa mais de 50% do tráfego gerado só nos EUA.

A lista de discussão, CAIU, reportou, em suas dezenas de e-mails, problemas de acesso só aos servidores da Google . E vejam, muitos tiveram problemas com o Ponto de presença da Google, POP, de SP.

Mas a gigante Google disse que não detectou nenhum problema em sua rede. Estranho, não ?

O acesso aos servidores DNSs da Google, 8.8.8.8 e 8.8.4.4, começaram a apresentar problemas a partir das  16:45 horas, horário de Brasília. Vejam que ambos ficam hospedados nos EUA.

Então algo aconteceu com o acesso, via Link Brasil, até a Google, EUA, ou é invenção e delírio de toda a galera que administra a internet brasileira ?

OI, GVT, Intelig, Net, Telefônica – todas essas operadoras, mais a Embratel, foram citadas pelo pessoal do Caiu quanto a problemas com o acesso à Google, mas nada relativo a qualquer outro tipo de tráfego internet internacional. Isso não é estranho ?

Hoje, houve relatos de intermitência quanto ao acesso junto a Google. Mas só a GVT do Paraná. O resto do Brasil estava ok.

 

Conclusão

Os gráficos e dados coletados junto a Google, PTT.SP e da monitoração que temos acesso de 5 grandes operadores indicam que:

  • Houve uma intermitência no Link da Embratel – Internacional – Nada novo até aí. De vez em quando isso acontece. Por isso que existe a redundância de links. Caiu um, entre o outro e nada é afetado.
    • O Problema é que nem todo mundo tem grana para bancar um link redundante de alta velocidade 🙂
  • Pings, Traceroutes e análise de rotas nos roteadores de borda apontam problemas de acesso a diversos servidores da Google, não só no Brasil, mas nos EUA também.
  • Importante– Já há relatórios oficiais oriundos de algumas operadoras de Telecom quanto ao problema, onde eles apontam falhas a partir da Google e não de seus links. Com evidências e uma série de dados. Porém eles não são liberados pelo simples fato da Google ser um grande e respeitado cliente.
    • Ninguém quer bater naquele que paga a conta, correto ?!

Eu só fico chateado de ver um bando de especialistas querendo sacanear uns aos outros, ao invés de se juntarem para analisar o problema.  Aprendendo com ele,  e por fim, entregando um relatório em conjunto e conclusivo dizendo “Google, somos brasileiros, temos as nossas dificuldades quanto a infraestrutura, mas também sabemos da nossa capacidade. Temos evidências que o problema é do seu lado.

Resolva-o. Se precisar de ajuda, estamos aqui para isso”

Agora, ficar mandando indireta pelo facebook ou twitter, que para mim é coisa de moleque que não honra as bolas que tem, e porra nenhuma foi escrita para, pelo menos, alguém dizer se de fato o problema foi da Google ou da nossa infra.

Me façam um favor, cresçam e aprendam que vocês não nasceram com a porra do arpão do matrix na cabeça.

 

P.S.: Vou jogar tudo para o alto, vender todas as minhas ações e virar CISSP – será que ganharei mais ?

 

Compartilhar:

Este post tem 3 comentários

  1. Sempre deixo pingando o Google para ver algumas oscilações na minha rede e notei que nesse dia que o Google ficou off que ele mudou a latência, eu não notei se o IP trocou porque estava de saída, mas provávelmente eles trocaram algum servidor “reserva” de localização geografia maior porque de 8 – 15, foi para 400 – 500.

  2. vale lembrar que os servidores do google sofreram ataques nesse dia na Europa.. “The researchers have confirmed out theory about Google’s public DNS servers and they highlight the fact that the attackers hijacked the 8.8.8.8 and 8.8.4.4 entries to redirect users to their own IP address. ” source: http://www.securelist.com/en/blog?weblogid=208194028…… vai que!!!

Deixe uma resposta

Fechar Menu