O Google é um gigante sem sobra de dúvidas, além de ter como objetivo a indexação de toda a informação na Internet e em livros também, agora foi gerado um relatório demonstrando que de 6% a 10% de todo o tráfego Internet do mundo passa por ele.

Olhem a figura abaixo:

Porcetagem do Tráfego da Internet Mundial que passa pelo Google

Além disso, o serviço de de peering, como é conhecida a troca de tráfego entre backbones, passa de 60% ao mês utilizando conexões diretas com o Google, olhe o gráfico abaixo:

Em linhas gerais isso quer dizer que a Internet global gira em torno do Google, dai um dos motivos pelo qual o Google vem investindo milhares de dólares na criação de conexões de redes mais rápidas e mais alguns milhares de dólares na duplicação de seus servidores e clusters.

Mas isso também gera uma grande preocupação, dai o Google estar trocando figurinhas com o governo americano, e principalmente com o NSA, Agência de Segurança Nacional dos EUA, que tem como um dos seus objetivos monitorar a Internet, emails e tudo aquilo que o governo americano ache importante.

Imagine se algum dia desses o Google fica fora do ar ou apresente um problema em um dos seus roteadores, causando duplicação de rotas erradas, seria um caos em toda a Internet.

Como dizem nas historinhas do Homem-Aranha: todo grande poder gera grande responsabilidade.

fonte: arbornetworks

Compartilhar:

Deixe uma resposta

Fechar Menu