Após alguns analistas de mercado de terem olhado os reports financeiros da Google e verificarem que ela gasta mais de US$ 250 milhões por ano em equipamentos em TI, chegaram à conclusão que a Google possui mais de 1 milhão de servidores suportando as suas dezenas de produtos, aplicações e negócios, servidores esses espalhados pelo mundo. E esse número pode ser maior ainda, chegando a 3 milhões de servidores se os valores referentes à storage e a outras partes de infraestrutura forem remanejados para o hardware que compõem os computadores da Google.

Com tantos computadores/servidores provendo a infraestrutura da Google, não é para menos que ela deseje ingressar ainda neste ano no mercado de Cloud Computing EC2, termo esse (Elastic Compute Cloud), criado pela Amazon. O que não falta é infraestrutura para competir com a Amazon, onde acreditasse que Amazon possui 40.000 servidores para prover os seus serviços EC2.

Falta saber se isso será um novo nicho de mercado que a Google investirá. Eu particularmente acredito que sim já que a mesma possui 4 coisas essências para isso:

  • Mão de obra capacitada
  • Infraestrutura
  • Software de gerenciamento
  • Dinheiro

A Google está no mercado de Cloud Computing ofertando serviços de email e aplicações.

No ano passado a Google instalou 100.000 servidores em seus Datacenters, HP  600.000, Dell 460.00, e IBM 300.000,  se estes números estiverem corretos, a Google a quarta maior empresa produtora de servidores no mundo, não podemos nos esquecer que a Google fabrica os seus próprios servidores .

fontes: Gartner, Internet.

Compartilhar:

Este post tem um comentário

  1. A empresa Google vem mostrando que a meta deles é, arrebatar todo e qualquer mercado de alta rentabilidade. Quando em Fevereiro a Federal Energy Regulatory Commission (FERC) liberou para a Google a licença de compra e venda de energia muita, gente entendeu que essa charge ai em cima é a mais pura verdade. Não demora muito pra nós encontrarmos por ai uma Google Store.

    Esse é o modelo exato de uma empresa altamente empreendedora. (sem querer puxar sardinha)

    Gostei do Post.
    Abraços.

Deixe uma resposta

Fechar Menu