Há mais ou menos 16 anos, eu comecei a trabalhar com Linux. Tive mais dificuldades em aprender do que vários de vocês porque naquela época não havia o Google, Wikipedia e Youtube com todos os tutoriais e apostilas possíveis e inimagináveis.

Lembro-me do apostilando e de alguns sites brasileiros que haviam começando, tendo como objetivo a disseminação do conhecimento. Eram poucos, mas com excelente material.

O material que valia a pena estava todo em inglês, e vocês podem tirar o seu cavalinho da chuva com o Google Translator, não havia esta maravilha. Mas em 1999 surge o Guia Foca (FOnte de Consulta e Aprendizado) e o seus guias focados em Linux:

Iniciante

Intermediário

Iniciante+Intermediário

Avançado

Naquela época, só havia o guia básico e o intermediário, mas ambos eram excelentes e esclareciam uma série de dúvidas. Graças a colaboração de milhares de pessoas, o Guia Foca é uma dos melhores guides para quem pensa em aprender ou melhorar os seus conhecimentos em Linux.

Atenção especial de vocês nos capítulos de redes e de restrições de acesso, recursos e serviços. Um prato cheio de informações para quem quer aprender mais sobre segurança da informação no mundo Linux.

P.S.: sei de muito curso de Linux avançado que até hoje é baseado nos Guias do Foca. 🙂

Compartilhar:

Este post tem 17 comentários

  1. vou dar um espirro

    Infnet
    sos computers
    etica

    isso as postilas que ja li…
    na green ainda nao vi.
    mas o guia é extenso, pode ler e e vale a pena!

  2. excelente este material!
    eu utilizo desde julho do ano passado quando conheci o guia foca….

  3. Graça ao GUIA FOCA que eu aprendi a usar o Linux. Até hoje faço consulta

  4. O guia do foca me ajudou muito na época que tirei a LPI-1 (Março/2010) e é uma excelente fonte de consultas!

  5. Muito bom já foi pro “baú do conhecimento”…
    Mas pra quem deseja tirar a LPI recomendo o Certificação Linux Lpi – Nível 1 Exames 101 e 102 da O’Reilly/AltaBooks

  6. Hoje em dia tem vários fóruns que discutem temas variados.
    Com um simples pesquisar no Google, você já encontrar vários link que vão de ajudar!

  7. Realmente o guia Foca é uma mão na roda tanto para iniciantes como para veteranos. Frequentemente quando pesquiso algo sobre Linux o google me aponta o guia Foca.
    uso e recomendo também.

  8. valeu! linux sempre eh bem vindo.

  9. O guia é bem didático, mas muitas de suas páginas estão bastantes desatualizadas. Acho que alguns especialistas em Linux poderiam ajudar na atualização do guia – se o Gleydson permitir, é claro.

  10. Mesmo com a constante e dinâmica das versões Linux, o guia foca ainda é uma grande mão na roda, é Douglas, hoje existem muitos fóruns que discutem sobre Linux, mas e só você dar uma olhadinha mais a fundo e irá perceber que aquela resposta brilhante de como configurar o samba, veio na verdade do guia foca, só acho que realmente o projeto poderia ter uma pequena atualização.
    PS. Cara eu nunca notei (FOnte de Consulta e Aprendizado), eu achava que era uma coisa mais irônica, tipo foca, pingüim cadeia alimentar, aprenda, devore, estas coisas…. Burrão eu né…

  11. Começei a estudar Linux com eles no final de 2010, passei por todos e recomendo a você estudar somente o iniciante, pois o intermediario e o avançado praticamente só funciona em teoria, já na pratica esta muito desatualizado, não sendo possível executar os procedimentos do Linux Debian cujo proprio autor recomenda.

  12. Gustavo, o livro Linux – Guia do Administrador do Sistema (2ª edição) aborda algum tópico que o guia foca não aborda?

    vale o investimento neste livro ou o guia foca da conta do recado?

  13. Tudo bem amigos? os links estão sendo direcionados para outra página que nao é o download, ou isso esta acontecendo só comigo?

    Mas o blog esta muito bom! mesmo! parabens ai para ti por ter tanto material e estar fornecedo atualidade desse O.S maravilhoso!

  14. O guia foca está com problemas mesmo.. Acabei de verificar.. Temos que esperar.. 🙁

  15. Comecei a ler esse livro há pouco tempo. Eu vi que tem um livro em versão impressa na linuxnewmedia ( http://www.linuxnewmedia.com.br/shopping/livro/guia_foca_linux_nivel_1_iniciante ). Mandei um email para ele para saber se o conteúdo do livro era o mesmo do impresso, mas ele não me respondeu.

    De qualquer maneira, continua sendo um ótimo guia. Tomara que ele volte a atualizar. Seria ótimo ter um guia desses atualizado.

Deixe uma resposta

Fechar Menu