Ontem, eu tirei o dia para ficar estudando para uma certificação que a empresa, para a qual eu trabalho, precisava. Não sou adepto do testking, aquele dump de provas que você lê e já sai fazendo o teste para certificação, por este motivo, eu fiquei estudando e lendo mais de 2000 páginas.

Material para tirar uma certificação é o que não falta na nossa maravilhosa internet. Tem de tudo por aí, mas eu ainda sou a favor de você estudar bastante. Você sempre acaba aprendendo algo novo, seja um novo parâmetro para um determinado comando ou uma nova configuração, e o conhecimento meus amigos não tem preço.

Eu cheguei às 13:30, de ontem, no local que aplica a prova, na Av. Paulista. Preenchi todos os dados e fui logo fazer a dita cuja, mas tivemos um pequenino probleminha, a instituição fez o download do arquivo da prova com problemas, resultado, eu tive que aguardar mais 45 minutos.

A prova possuía 51 questões e tinha 120 minutos como tempo para conclusão. Eu a achei fácil e consegui terminá-la em 25 minutos. Tirei 96% onde a nota de corte era 60%. Show de bola.

A certificação em questão é do produto WebLogic Application Server, o qual sou especialista. Não pegaria bem se eu não tirasse uma nota boa né ?! Por isso estudei bastante já que em minhão opinião, certificações não têm nada haver em você saber configurar ou resolver problemas, mas sim, em entender o produto e as melhores práticas recomendadas pelo fabricante.

O interessante deste processo todo de estudos e certificação foi que eu voltei a ter o gosto pela coisa, tirar certificações. É gratificante e vale uns pontinhos no currículo, mesmo eu sendo contra em contratar uma pessoa só porque ela é certificada em tal produto. Experiência e certificação contam bastante.

Agora, vamos estudar para próxima.

Compartilhar:

Este post tem 15 comentários

  1. Azir

    2000 páginas em um dia?? conta ai o segredo para conseguir essa façanha hehe

  2. Gustavo Lima

    Eu consigo ler isso em 3 dias, já consegui em 2, mas sem distrações.. Eu tenho facilidade para focar.

  3. Azir

    1,3 páginas por minuto se considerar uma leitura de 48 horas seguidas é tenso hein

  4. Kalau

    Vejo a certificação como um incentivo, quando vou estudar para alguma normalmente já pago o voucher e agendo, assim tenho aquele cronograma para cumprir, caso não estude e não passe vai doer no meu bolso, caso a empresa esteja pagando vai ficar meio “feio” vc nao passar… Não gosto de fazer curso, acho mais vantajoso o self study msm… Comparando as certs que tenho da cisco e a pós de redes que fiz, aprendi muito mais com as certs, não desvalorizando a pós, mas hj o mercado valoriza um CCNP muito mais q um profissional q “só” tenha a especialização….

  5. J4ckSn00py

    Azir,

    busque por leitura dinamica.

  6. júnior

    o negocio é esse mesmo…marcar e estudar…
    pq falar que vai estudar pra depois que estiver “preparado”, marcar e fazer o exame, não da em nada, pq, sempre vai aparecer uma desculpa para um atraso. E com relação ao testking, eu trabalhei em uma empresa onde os funcionarios sempre decoravam as questões dele e iam fazer as provas da Microsoft, passavam e o dono da empresa se sentia orgulhoso achando que eles passaram por ter conhecimento :S , mais na verdade pessoas assim conseguem apenas se certificar que são boas de memoria…hehehehe

  7. Rubem

    Parabéns Gustavo! Ler tudo isso em dois dias tem quer muita força de vontade. E quanto eu demoro 3 meses para ler um livro e compreender. Serviu com um isentivo…o é negócio é cair matando nos livros.

  8. Diego Maranhão

    Concordo com o Kalau, o fato de ter um cronograma definido e geralmente se ter um material de ótima qualidade contribuem muito.

    Quais outras você tem @gustcol?

    Abraço

  9. Kalau

    Para quem tem dificuldade em focar e estudar ou quer aumentar o seu desempenho sugiro que vejam esse “curso”: http://www.youtube.com/watch?v=21VySCp_7TE, vi que já fazia muita coisa do que ele deu dica, mas tinha aprendido na marra… o cara é foda, se não me engano é nesse curso que ele fala q a “mítica” leitura dinâmica não funciona… o negócio é estudar de forma correta….

  10. Rubem

    Muito Grato pela dica Kalau…se tiver tempo nesse final de semana vou assistir sim!

  11. Augusto

    Parabéns Gustavo.
    Como dizia o Mestre Bilu…
    Busquem o Conhecimento…rsrs

  12. Dennis

    Acho que esse lance de marcar logo vai de cada um.

    Eu por exemplo ano passado estudei para LPI e quando estava muito seguro marcava para 2 dias após a minha decisão de estar “pronto” para a prova.

  13. Felipe

    Gustavo, quais materiais você utilizou para o estudo? Poderia indicar algumas empresas que prestam serviço de instalação de servidores Weblogic?

  14. Gustavo Lima

    Trabalho com o produto há 16 anos. Peguei o material oficial da própria oracle

Deixe uma resposta